Movimentos sociais na luta contra a SAP
Seminário: Movimentos sociais na luta contra a SAP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lis1 • 24/9/2013 • Seminário • 479 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
Movimentos sociais na luta contra a SAP.
Existem diversos movimentos que foram criados com o objetivo de lutar contra esse problema que vem crescendo e interferindo consideravelmente no seio familiar dos indivíduos. Além de buscar assegurar os direitos e garantias fundamentais da criança e do adolescente, esses movimentos foram e ainda são de grande importância social, atuando ativamente nos casos de alienação parental.
Destacam-se dentre os movimentos voltados ao combate da alienação parental: Pais Por Justiça; APASE (Associação dos Pais Separados); Pai Legal; SOS – Papai e Mamãe - União Nacional.
4.1 Pais Por Justiça.
Este movimento foi criado em 22 de junho de 2007, por um grupo de pais que sofriam alienação parental e não conseguiam sequer ter uma convivência com sua prole. Eram acusados de maltratar seus filhos ou até mesmo de abusar sexualmente deles. Resolveram se unir e criar o referido movimento social para lutar por seus direitos paternos .
4.2 APASE (Associação dos Pais Separados).
A APASE foi fundada em Florianópolis em março de 1997, sendo uma das pioneiras no Brasil.
É uma sociedade civil sem fins lucrativos, que chamou a atenção do Judiciário e dos operadores do direito, e ajudou consideravelmente nas decisões aplicadas antes de instituída a Lei de Alienação Parental.
Esta associação desenvolve atividades relacionadas aos direitos entre homens e mulheres nas relações pós-divórcio, além de propagar a ideia do crescimento dos casos de guarda compartilhada, levando em consideração a igualdade de direitos entre homens e mulheres perante a lei, visto que estes não devem sofrer quaisquer discriminações, podendo o homem ter direito a possuir a guarda do filho, em face dessa igualdade.
A ONG APASE atuou na formulação e aprovação dos anteprojetos da Lei da Guarda Compartilhada, que deu origem à Lei 11.698, de 13/06/08, e da lei que obriga as escolas a prestarem informações e receber os pais separados, Lei n° 12.013, de 06/08/2009, além da Lei de Alienação Parental, n° 12.318/2010 .
4.3 Pai Legal.
O movimento surgiu através de um site, que visava colaborar com as necessidades dos pais na criação dos filhos, dando informações de como agir e como ser um bom pai.
O Pai Legal tem o objetivo de instituir o direito de convivência dos pais com seus filhos, mesmo após o divórcio. Trata de assuntos relacionados à psicologia, mediação, paternidade, maternidade, madrasta, famílias, educação, além de questões referentes a guarda compartilhada e os direitos e deveres de acordo com o que a Justiça determina, por lei ou de acordo com a jurisprudência .
4.4 SOS – Papai e Mamãe – União Nacional.
Trata-se de uma associação que age em defesa dos direitos da paternidade, maternidade e filiação igualitários, sendo uma organização não governamental que tem identidade representada em duas importantes situações. A primeira é o afastamento de um dos genitores, independente do motivo para a ocorrência de tal ato. A segunda é a representação do equilíbrio dos pais na convivência com seus filhos
...