Mãe Molhos - Noções básicas de cozinhar
Resenha: Mãe Molhos - Noções básicas de cozinhar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nairpassaros • 5/5/2014 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Sergio Viana Miguel
Sergio Viana Miguel
São Paulo/SP
Cozinheiro Chefe
Molhos mãe - As bases da culinária
Na Gastronomia, denominam-se molhos, as misturas líquidas de ingredientes que podem ser frias ou quentes e que têm como finalidade complementar uma preparação culinária. O nappè ou densidade do molho é determinado pelo ingrediente principal ao qual acompanha. O nappè de sopas é Leve (consommè), enquanto o de molhos de proteínas é Médio (molho Madeira). O nappè de recheios é Alto (recheio de tortas). Antonin Carême criou os Cinco Molhos Mãe, dos quais derivam todos os demais molhos da cozinha clássica, são eles:
Béchamel (leite + roux branco) dá origem a todos os molhos brancos.
Velouté (fundo claro + roux amarelo) base para sopas e cremes.
Espanhol (fundo escuro + roux escuro + mirepoix) base para os molhos escuros como o Madeira.
Tomate (tomate + roux (opcional)) dá origem aos molhos ferruginosos.
Holandês (manteiga + gemas) base para os molhos a base de manteiga “Au beurrè”.
Observação:
Ø O Roux é um espessante obtido da mistura em quantidades iguais de manteiga integral + farinha de trigo. De acordo com o tempo de cocção se obtém colorações diferentes: branco, amarelo e escuro.
Ø Mirepoix é um aromático feito com 50% de cebola, 25% cenoura e 25% de salsão.
Ø Fundo escuro é obtido da cocção lenta de ossos assados com aromáticos e extrato de tomate.
Os molhos conferem as preparações: cor, sabor, brilho, aroma e apresentação. Tanto acompanhando proteína animal (carnes) como em saladas de vegetais são elementos que valorizam qualquer produção culinária.
...