Métodos De Orçamento De Capital: Sem Risco
Trabalho Universitário: Métodos De Orçamento De Capital: Sem Risco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joicilenesousa • 23/5/2014 • 207 Palavras (1 Páginas) • 496 Visualizações
Devemos considerar que um projeto de orçamento de capital pode ser influenciado por riscos decorrentes de variáveis como volatilidade da moeda e outras externalidades, que são comuns ao mercado e podem alterar as entradas de caixa.
1.1 Como admitimos em lições anteriores, (e como ocorre nos negócios) um projeto será aceito se o VPL for maior que zero, ou se a TIR for maior que o custo de oportunidade (ou taxa de captação do dinheiro, custo de capital).
1.2 Nessa linha de raciocínio, o risco seria a probabilidade de o VPL ser menor que zero e a TIR menor que o custo de oportunidade, o que, certamente, levaria o investidor a rejeitar o projeto, dado que é dotado de racionalidade empresarial.
1.3 Por isso, é aconselhável que os riscos sejam considerados na avaliação de investimentos, principalmente naqueles que apresentam reduzida margem de aceitação, ou seja, projetos com VLP igual ou pouco superior a zero, ou TIR igual ou pouco acima do custo de oportunidade.
1.3.1 Em casos semelhantes as regras de prudência recomendam a associação desses métodos a fatores de riscos que podem afetar os projetos, tendo em vista que as análises pelos métodos do VPL e da TIR não oferecem segurança absoluta para tomada de decisão sobre a viabilidade de investimentos,
...