NATUREZA DA ESTATÍSTICA
Tese: NATUREZA DA ESTATÍSTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Estudos2 • 15/10/2013 • Tese • 628 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
NATUREZA DA ESTATÍSTICA
Com certeza você já ouviu falar na palavra Estatística.
Uma das derivações de Estatística é da palavra Estado e foi utilizada inicialmente, desde a Antiguidade, para denominar levantamentos de dados cujo objetivo era orientar o Estado em suas decisões?
Devido a isso dizia-se que era “feita” Estatística quando, por exemplo:
registrava-se o número de habitantes, de nascimentos, óbitos, batizados, casamentos, etc.;
determinava-se o valor dos impostos a ser cobrado dos cidadãos;
estimava-se riquezas individual e social;
fazia-se a distribuição de terras;
optava-se pela estratégia de uma nova batalha em guerras (era fundamental para o comandante saber de quantos homens, armas, cavalos, etc. dispunha antes da batalha).
Foi o economista alemão Gottfried Achenwald, no século XVIII, que usou pela primeira vez o termo Estatística.
Na atualidade a estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados provenientes de experimentos ou estudos observacionais com o intuito de tomar decisões.
A coleta, a organização, e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Descritiva, enquanto que a análise e interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva.
A Estatística tem aplicação em praticamente todas as áreas do conhecimento; Administração, Economia, Engenharia, Informática, Química, Psicologia, Medicina são alguma delas.
MÉTODO ESTATÍSTICO
Método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.
Dentre os diversos métodos existentes vamos destacar o método científico. Como o seu próprio nome indica representa a metodologia que define e diferencia o conhecimento da ciência de outros tipos de conhecimentos. Dos métodos científicos, vamos destacar o método experimental e o estatístico.
O método experimental consiste em manter constantes todas as causas, menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.
É o método preferido, por exemplo, no estudo da Física e da Química.
O método estatístico,diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes, variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
Por exemplo, podemos citar a determinação das causas que definem o preço de uma mercadoria. Se fossemos aplicar o método experimental, teriamos de fazer variar, por exemplo, a quantidade de mercadoria e verificar se tal fato iria influenciar seu preço. Todavia, seria necessário que não houvesse alteração nos outros fatores. Desse modo, deveria existir, no momento da pesquisa, uma uniformidade nos salários, não mudança no gosto dos consumidores, fixação do nível
...