NBR ISO 9001
Seminário: NBR ISO 9001. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardo1a • 21/10/2014 • Seminário • 576 Palavras (3 Páginas) • 481 Visualizações
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Com três anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira versão (tradução) da série no Brasil. A mesma foi nomeada série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas à certificação; em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em Dezembro de 2000 a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, tendo apenas a ISO 9001 sujeita à certificação.
O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, a qual pretende implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo.
Todo o funcionamento da "empresa de qualidade" gira em torno do conceito de qualidade que foi definido. A implementação das normas é baseada no ciclo PDCA:
• Planejar (P - Plan) - Estabelecer objetivos e processos; Resultados p/ Clientes e Organização;
• Fazer (D - Do) - Implementar os processos;
• Verificar (C – Check) Monitorar / Medir Processos e produtos (requisitos produtos);
• Agir (A – Act) - Agir para melhorar continuamente o desempenho dos processos.
ISO 9001:2008
Esta versão atual da norma, aprovada no fim do ano de 2008, foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto.
Outra importante alteração nesta versão foi a sub-cláusula 1.2 que introduz o conceito de exclusões. Esta cláusula permite que requisitos da norma que não sejam aplicáveis devido a características da organização ou de seus produtos sejam excluídos, desde que devidamente justificados. Desta forma, garante-se o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer organização, independente do seu tipo, tamanho e categoria de produto.
Benefícios:
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, podemos apontar:
• Melhoria do desempenho no fornecimento de produtos/serviços e, portanto níveis mais altos de satisfação dos clientes;
• Melhoria
...