NORMAS REGULAMENTADORAS
Casos: NORMAS REGULAMENTADORAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evansnascimento • 3/12/2014 • 8.583 Palavras (35 Páginas) • 255 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 4º SEMESTRE
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Grupo
NORMAS QUE REGULAMENTAM A SEGURANÇA DO TRABALHO.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: FERNANDO
Osasco-SP
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 4º SEMESTRE
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Osasco-SP
2014
INTRODUÇÃO
NORMAS QUE REGULAMENTAM A SEGURANÇA DO TRABALHO.
Esta pesquisa é elaborada por um grupo de alunos do 4° de Engenharia Elétrica e faz um breve resumo das Normas Regulamentadoras relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, que são obrigatórias ao empregador e empregados. Normas que existem e são asseguradas por leis nacionais e internacionais para que exista harmonia entre as duas partes.
Informando, prevenindo e reduzindo acidentes.
Também cuidando da Saúde dos envolvidos nestas relações.
As Normas Regulamentadoras
NR 1 – Disposições Gerais
• As normas regulamentadoras ou NR, são obrigatórias e destinadas às empresas privadas e públicas que possuam funcionários em regime (CLT) regulamentando os processos na segurança e medicina do trabalho.
• As regras contidas nas NRs podem ser aplicadas em qualquer tipo trabalhador fazendo parte de algum sindicato ou não.
• A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) é o órgão de dimensões nacionais competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e ainda a fiscalização.
• É dever também da SSST conhecer, em última instância recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e saúde do trabalho.
• A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) é quem executa todas as atividades relacionadas segurança e medicina do trabalho e todos seus programas fiscalizando o cumprimento dos processos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho. Outros órgãos federais, estaduais e municipais, mediante convênio autorizado pelo Ministro do Trabalho podem receber as tarefas e atribuições de fiscalização e/ou orientação às empresas, quanto ao cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
• Cabe ao empregador cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.
• Cabe ao empregado cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador, usar o EPI fornecido pelo empregador, submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas regulamentadoras, colaborar com a empresa na aplicação destas normas.
NR 2 - INSPEÇÃO PRÉVIA
• Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb (Ministério do Trabalho).
• O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações (CAI), conforme modelo anexo:
MINISTÉRIO DO TRABALHO
SECRETARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
DELEGACIA_____________________________
DRT ou DTM
CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE INSTALAÇÕES
CAI n.º________________
O DELEGADO REGIONAL DO TRABALHO OU DELEGADO DO TRABALHO MARÍTIMO, diante do que
Consta no processo DRT ____________ em que é interessada a firma__________________________________
Resolve expedir o presente Certificado de Aprovação de Instalações - CAI para o local de trabalho, sito na
_____________________________________n.º __________, na cidade de ______________________________
Neste Estado. Nesse local serão exercidas atividades __________________________________________ por um
Máximo de _____________________ empregados. A expedição do presente Certificado é feita em obediência ao
art. 160 da CLT com a redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22.12.77, devidamente regulamentada
...