Narrativa da Ilíada de Homero conto 1
Por: Ellen Cardoso • 5/5/2018 • Resenha • 678 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
O canto 1 da Ilíada de Homero: narração
Os Aqueus destruíram a cidade de Crises e Agamêmnon levou contigo sua filha Criseida.
Crises foi até os Aqueus e pediu para que devolvessem sua filha em troca de um resgate mas Agamêmnon não aceitou e o mandou embora.
Crises foi embora, e ao se afastar rezou para o deus Apolo pedindo que os Aqueus devolvessem sua filha.
Apolo ouviu Crises e desceu do Olimpo furioso contra os Aqueus, disparou setas malignas que atingiu os homens e animais.
Durante nove dias os Aqueus ficaram submetidos a fúria do deus Apolo sem saber o motivo de serem atingidos pela praga.
No decimo dia Aquiles convocou os homens para uma assembleia, sugerindo que convocassem um vidente para saber o por que da fúria do deus Apolo, com a esperança de que o deus aceitasse algum sacrifício para retirar a praga.
Então o adivinho Calcas, se ofereceu para explicar a ira de Apolo mas pediu para que Agamêmnon o defendesse caso o deus se encolerizasse contra ele por ter revelado a sua ira.
Agamêmnon então prometeu proteção a Calcas que revelou que Apolo teria se enfurecido pois Agamêmnon não libertou a filha de Crises nem aceitou o resgate e só os livrará da praga quando devolvesse Criseida sem resgate e levasse a Crise uma sagrada hecatombe.
Agamêmnon ficou furioso com a revelação de Calcas e não queria devolver Criseida pois não queria ficar sem prêmio, só a devolveria se ganhasse outro prêmio em troca.
Aquiles responde que não é possível Agamêmnon receber outro prêmio pois as riquezas da cidade saqueada foram divididas entre os homens e que devolvesse Criseida e na próxima cidade saqueada ele receberia um premio maior.
Agamêmnon aceita a proposta mas avisa que se não gostasse do premio que recebesse em troca pegaria algo que pertencesse a Aquiles.
Aquiles se revolta com a ameaça e decide que iria embora pois não concordava em ficar sendo desonrado e acreditava esta acumulando tesouros para Agamêmnon.
Agamêmnon concordou com sua fuga, e atingiu-o com palavras odiando Aquiles, ameaçando novamente dizendo que se Apolo tirasse Criseida de ti, iria a sua tenda buscar Briseida como prêmio.
Aquiles se enfureceu e pôs a mão em sua espada com intenção de matar Agamêmnon mas antes que pudesse ter tal atitude, Atena desce do olímpio a mando da Hera para acalma-lo pois gostava dos dois Aqueus.
Aquiles ouviu suas palavras e obedeceu-a mas ainda com raiva do Atrida fez um juramento dizendo que os Aqueus um dia vão querer Aquiles por perto pois eles serão chacinados e Agamêmnon não conseguirá salva-los.
Nestor se pronunciou na assembleia aconselhando os aqueus, pediu para Agamêmnon que acalmasse sua fúria contra o Pelida e que não tirasse Briseida pois teria sido premio de Aquiles primeiro e ao mesmo que não procurasse conflito com o rei.
Agamêmnon e Aquiles continuaram a se injuriar com palavras violentas e ameaças e então quando finalmente pararam deram por acabada a assembleia.
Aquiles foi para sua tenda e Agamêmnon preparou a nau com Criseida e a hecatombe e enviou para o mar. Agamêmnon não desistiu
...