Negociacao E Lideranca
Ensaios: Negociacao E Lideranca. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Taniah • 16/9/2013 • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 301 Visualizações
NEGOCIACAO E LIDERANCA – PSICOLOGIA PARA ADMINISTRADORES
TÂNIA REGINA SIQUEIRA HENRIQUE
ROLF ZENKER
RESUMO
No mundo globalizado, diante da velocidade de informações, há necessidade da busca em investimentos não apenas tecnológicos, mas na área de gestão humana, através da valorização das pessoas dentro das organizações.
O líder tem papel importantíssimo dentro da organização, pois não basta apenas compreender e prever o comportamento de cada individuo, precisa desenvolver habilidades e técnicas para dirigir, modificar, controlar, e motivar a fim de satisfazer as necessidades de cada liderado e atingir os interesses da organização.
Palavra Chave: líder, comportamento, motivação, necessidades.
INTRODUÇÃO
Atualmente, as organizações passam por mudanças técnicas organizacionais e buscam um posicionamento competitivo delineado pelo mercado, com o objetivo não só de assegurar o crescimento, a lucratividade, ou na qualidade de seus produtos ou serviços que oferecem, quer também que seus colaboradores tenham satisfação em participar do processo e sintam-se engajados e motivados.
A capacitação dos colaboradores, assim como da própria gestão é que determinará se essas transformações serão bem sucedidas ou não. Assim, estabelecem estratégias, com enfoque as relações humanas.
Para que uma organização tenha sucesso, alem do investimento tecnológico necessitam de pessoas talentosas em suas áreas de atuação, capazes de resolver problemas e também criar soluções. As pessoas são consideradas o capital intelectual, o bem maior que uma organização pode adquirir.
Os lideres tem papel importantíssimo dentro das organizações, pois são eles os responsáveis a manter os indivíduos motivados, respeitando as necessidades de cada um a fim de atingir os objetivos da organização.
1 ENFOQUE COMPORTAMENTAL
A sociedade ao longo dos tempos deixou de ser uma sociedade agrária e passou para a Industrial com nível de educação e qualidade de vida acima das expectativas.
Mas todo o avanço técnico e cientifico não deixa de ter seu o lado negativo. Quando os seres humanos atingem a idade de ouro, onde deveria aproveitar os benefícios do conhecimento, amadurecimento está imerso em conflitos. Conflitos de raças, patrões e empregados e ate mesmo no seu meio social.
Os problemas não podem ser solucionados de forma cientifica e técnica, mas necessita de habilidades humanas. A maioria dos problemas não está nas coisas ao nosso redor, mas no mundo das pessoas. Nossa deficiência esta na incapacidade de compreender e cooperar para com o próximo, as pessoas ao passar do tempo estão mais individualistas.
A ciência exata pode aplica-las em laboratório para termos seus resultados, já as ciências comportamentais como a psicologia, sociologia necessitam ser vivenciadas na pratica, isto é, as experiências são realizadas na vida real. As comportamentais contribuem para as mudanças, a mais difícil é a mudança interna, as pessoas lutam consigo mesmo para aceitar que suas atitudes precisam ser modificadas para serem aceitas no meio do ambiente social e profissional.
Qualquer tipo de organização, seja ela de âmbito empresarial, educacional, hospitalar ou familiar para serem bem sucedidas necessita ter profissionais que alem de gerenciar o negocio atingir metas e alcançar objetivos, devem ter habilidades de administrar pessoas.
A habilidade de um individuo varia na medida em que ele ocupa, posições hierárquicas na organização, no cargo de supervisão necessita de habilidades técnicas, para que possa treinar e orientar as atividades de sua área. Em um cargo mais elevado não precisam saber como as tarefas são executadas, mas se elas são realizadas dentro dos objetivos globais da organização.
As organizações são parte responsável pelo desenvolvimento dos seus lideres e do pessoal a nível individual, principalmente se forem encarados como tendo um papel importante no futuro da organização.
Para um gerente ou líder ser eficiente não basta apenas compreender e prever o comportamento precisa desenvolver habilidades que lhe permitam dirigir, modificar e controlar os comportamentos de outras pessoas. Em administração não existem princípios ou verdades universais, as pessoas nunca são cem por cento previsíveis.
O comportamento organizacional se constitui a partir das interações que surgem no ambiente organizacional, que pode ser em grupo ou individual, conforme a estrutura formal de cada organização. Toda conduta humana pressupõe um estimulo, que pode nos levar a fazer algo prazeroso ou não e que o comportamento é produzido por algo que nos motiva, este fator é motivação da qual abordaremos a seguir.
2 MOTIVAÇÃO
As pessoas são consideradas o capital intelectual da organização. Desta forma com as transformações ocorridas no mundo do trabalho vem sendo reconhecidas como elementos humanos fundamentais na organização. Diante de tal premissa, devemos saber que toda conduta humana pressupõe um estimulo, que pode nos levar a fazer algo com prazer ou não, e que o comportamento humano é produzido por alguma coisa que nos motiva.
Os seres humanos à medida que crescem, desenvolvem padrões de hábitos ou respostas condicionadas a vários estímulos. O conjunto desses padrões de hábitos constitui a personalidade. Quanto mais tempo um comportamento for reforçado, mais difícil será de modifica-lo. È por isso que é mais fácil realizar mudanças na personalidade na fase inicial da vida.
Os motivos são os porque do comportamento e propulsionam a pessoa a fazer uma ação, de acordo com sua necessidade. Os gerentes que conseguem motivar sua equipe com êxito são aqueles capazes de criar um ambiente com objetivos compatíveis de acordo com os motivos de cada um.
Segundo Maslow existe uma hierarquia das necessidades humanas, que são elas:
• Fisiológicas: São as necessidades primarias vital para a própria subsistência, isto é, alimentação, vestuário e moradia.
• Segurança: è a necessidade da autopreservacao, estar livre do medo de perigo,
• Social: Sentem
...