Negociando acordos de Paz em Bellicoso
Por: Jorge Souza • 14/8/2018 • Resenha • 660 Palavras (3 Páginas) • 898 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Resenha do Artigo ou Caso
Negociando acordos de Paz em Bellicoso
Nome do aluno: Jorge Antonio de Souza
Matrícula: 2017.10.009446
Trabalho da disciplina: Políticas de Segurança Pública
Tutor: Prof. Gisela Esposel
Rio de Janeiro
2018
Introdução:
O presente estudo refere se ao trabalho onde o leitor apresenta uma situação hipotética de um país, no caso Bellicoso, que enfrenta uma grave guerra civil. Neste caso, o leitor participa como um dos atores principais, Chefe do Partido Pró-Paz (PPP), com a finalidade de participar das negociações visando a pacificação do conflito.
Sendo Bellicoso um país, pequeno, semi-tropical e com sete milhões de pessoas. este têm sido envolvidas em uma guerra civil sangrenta pelos últimos cinco anos. As causas do conflito originam-se de uma mistura de condições econômica, social e política.
há uma longa história de envolvimento militar ativo com pouca liberdade de expressão. Passados quase 40 anos de governos militares, os nativos tiveram eleições presidenciais elegendo o governo civil de Jose Suarez. Desde então, o governo instalado foi apoiado por uma aliança dos militares, o Partido conservador Pró-Paz (PPP), e a Associação Nacional de Proprietários de Terras (ANP). O Partido de Oposição Política (POP) acusou fraude após os militares anunciarem que Suarez tinha sido eleito presidente. O governo respondeu prendendo seis líderes representativos do POP.
Existem cerca de 25.000 militares operando no Pais. Os militares operam com um grande grau de autonomia do controle civil. Durante toda a guerra, realizando missões de "busca e destruição" nas áreas rurais. Fato este acarretou em confronto civis e protestos dos grupos de direitos humanos internacionais.
Durante os cinco anos de guerra civil, os guerrilheiros, particularmente a Frente de Liberdade dos Camponeses, tem proposto negociar com o governo para o fim do conflito.
Foi a partir deste fato e com base em uma enquete popular favorável a uma possível negociação de desfecho favorável, surgiu-se então a oportunidade de representantes do governo e oposição se reunirem, com a anuência das Nações Unidas.
Ficando acordado entre as partes envolvidas na negociação, a elaboração de um cronograma, prevendo reuniões anuais pelos próximos quatro anos e discussão de cinco pontos principais, a saber: um acordo de cessar-fogo, desmobilização das guerrilhas, reestruturação das Forças Armadas, proteção dos direitos humanos e eleições livre, Assim como a melhoria nas condições econômicas e sociais do país.
Resumo:
A tese principal do texto é desenvolver a capacidade de negociação do leitor e analisar especificamente a situação delicada do país em conflito, de maneira a exercitar o seu poder crítico e de análise quando diante destas questões.
...