Negociações salariais
Tese: Negociações salariais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amijinha • 1/9/2013 • Tese • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 221 Visualizações
Introdução
Técnicas de negociação pode se relatar brevemente como à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz, para isto, no entanto é necessário que antes da própria negociação retire-se informações em relação a mesma, tendo assim mais facilidade de comunicar-se com seu interlocutor, temos está como a principal técnica de negociação.
O trabalho apresentará desde os conceitos de negociação apresentados por vários autores, definições relatadas pelos mesmos, a importância do planejamento da negociação, conduta ética, e posicionando também a própria opinião do grupo em relação ao mesmo, tendo como exemplo a negociação salarial, sendo questionado os quesitos preparação, reações, administração da situação e argumentos eficientes e eficazes.
1.0 Negociações salariais.
A principal questão quando se fala de planejamento é “Qual a importância do mesmo?” Afinal, nos planejamos uma negociação para mais do que tudo saber lidar com previsões de longo ou curto prazo. Buscamos informações necessárias, para formular um roteiro ou plano de ação para o próprio desenvolvimento da negociação, com o objetivo de prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir, tendo assim as soluções em mãos. Quem mais precisa dessa ferramenta é quem está iniciando um negócio, pois precisam de uma estratégia bem formulada para tomar decisões relacionadas a investimento.
Planejar é muito mais do que evitar esquecimentos, planejar é sim colocar as ações em ordem, é estabelecer passo a passo a maneira de se obter algo concreto. Quando se é feito um planejamento de qualidade, a economia é muito grande, desde tempo à dinheiro.
Dentre esse planejamento, deve constar a ética. Ambas as partes que estarão negociando devem ter um comportamento ético, para que haja uma confiança mutua entre os mesmos. Os problemas mais constantes são em relação à omissão de informações favorecendo o próprio lado na negociação, colocando garantias até que o interessado compre o produto, tentando enganar fazendo exigências iniciais que excedem muito ás suas necessidades reais ou desejos. Utilizando poderosa força de persuasão com má fé, utilizando informações confidenciais, subornos, falsificação de interesses tanto da sociedade quanto da organização, utilizar de produtos defeituosos, isto em geral torna difícil confiar na proposta da outra parte, dificultando a negociação toda.
Como exemplos de ética e antiética pode-se ter como base o filme “A negociação. Policial. Samuel L. Jackson e Kevin Spacey. 1998”.
Como condutas éticas podemos citar que o personagem de Samuel L. Jacson, Danny, por vários momentos demonstra que pode agir de forma injusta, mas sua ética não permite essa atitude. O mesmo só quer resolver o problema, isto é, provar sua inocência, sem causar quaisquer danos às vidas dos reféns e da corporação. Logo após ouvirem um tiro, todos acreditam que Danny tivesse cometido um homicídio, mas no final sabemos que não foi o que houve. Durante o filme podemos observar que em toda sua carreira como policial ele agiu de forma ética, e além de tudo ele se preocupou em manter o pouco/ possível bem estar para com os reféns pois as decisões que tomava em toda negociação, sempre foram pautadas no bem estar de todos, assim os reféns após serem libertados, compreenderam que Danny só queria provar sua inocência, e a partir disso passaram a admira-lo.
Porém como condutas antiéticas relembramos que durante a conversa, Chis usou de mentiras, chantagens, pois visava somente o bem estar da corporação e o fim da negociação, só que o seu adversário conhecia as táticas usadas e não deixou se influenciar. Os Federais ignoraram o comando do negociador, que dizia para não invadir o cativeiro, com isso correram um grande risco, pois Danny tinha reféns, uma arma e um motivo para tirar vidas. Dentre umas das principais atitudes anti éticas foi quando os federais estavam sem argumentos para negocia e Chis pediu para que trouxesse a mulher de Danny afim de fazer uma chantagem atingindo assim seu ponto fraco. Usaram de falsas promessas dizendo que não seria preso, que ficaria tudo bem, sendo que a verdadeira intenção era que baixasse a arma a fim de matá-lo.
Porém, quando se trata-se negociar um salário o contexto pode mudar, pois estaremos agindo com a pessoa em si, e temos de cuidar para não agirmos por impulso. Temos que estar preparados para receber um não, particularmente eu estaria preparada, com certeza, como todos, eu ficaria decepcionada, contando que estaria capacitada para ganhar o que estou pedindo e tendo em vista que a empresa pode me proporcionar o mesmo. E diante disso eu aumentaria a vontade de provar que o que estou solicitando é muito justo em frente a todos os fatos.
Mas a reação poderia ser um tanto quanto oposta, pois tentaria
...