Negocio Juridico
Ensaios: Negocio Juridico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caramonete1970 • 14/3/2015 • 3.501 Palavras (15 Páginas) • 477 Visualizações
[QUESTÕES] Direito Civil – Parte Geral 3 (negocio Jurídico)
DOS FATOS JURÍDICOS - ARTS. 104 AO 232
♥ NEGÓCIO JURÍDICO
1. Num negócio jurídico, houve erro de cálculo do valor das prestações mensais do preço estabelecido para a transação. Nesse caso, o erro de cálculo
a) implica a inexistência do negócio jurídico.
b) apenas autoriza a retificação da declaração de vontade.
c) acarreta a nulidade do negócio jurídico.
d) possibilita a anulação do negócio jurídico.
e) só possibilita a anulação do negócio jurídico se o seu objeto for bem imóvel.
_________________________________________
2. A respeito dos defeitos dos negócios jurídicos, é correto afirmar:
a) Se ambas as partes procederem com dolo, qualquer delas poderá alegá-lo para anular o negócio, ou reclamar indenização.
b) O falso motivo só vicia a declaração de vontade quando expresso como razão determinante.
c) Considera-se coação a ameaça do exercício normal de um direito, bem como o simples temor reverencial.
d) Não se presumem fraudatórias dos direitos dos outros credores as garantias de dívidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor.
e) Se uma pessoa, por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta, o negócio será anulado inclusive se a parte favorecida concordar com a redução do proveito.
__________________________________
3. NÃO é nulo o ato jurídico
a) simulado.
b) praticado sem observância da forma legal.
c) praticado por absolutamente incapaz.
d) praticado com reserva mental, desconhecida da outra parte.
e) sujeito à condição suspensiva impossível.
_____________________________________________
4. A condição
a) maliciosamente levada a efeito por aquele a quem aproveita o seu implemento considera-se não verificada. (verdadeira)
b) resolutiva, enquanto não se realizar, impede a eficácia do negócio jurídico, não podendo ser exercido, desde a conclusão deste, o direito por ele estabelecido.
c) que sujeitar o efeito do negócio jurídico ao puro arbítrio de uma das partes, em geral, é válida, em decorrência do princípio da liberdade de contratar.
d) cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem favorecer não se reputa verificada quanto aos efeitos jurídicos.
e) suspensiva impede que o titular do direito eventual pratique atos destinados a conservá-lo.
_________________________________________________
GABARITO – NEGOCIO JURÍDICO
1 – B
2 – B
3 – D
4 – A
____________________________________________________________________
1 – Q126674 ( Prova: FCC – 2009 – TCE-GO – Analista de Controle Externo – Direito / Direito Civil / Fatos Jurídicos – Negócio Jurídico; )
José recebeu quantias em dinheiro de Paulo, Pedro e Antonio, que assinaram escrituras de doação em seu favor, com fundado temor de dano imediato decorrente de ameaças por este formuladas. José ameaçou Paulo de agressão física; intimidou Pedro, ameaçando agredir seu neto; e disse a Antonio que, se não o fizesse, atearia fogo em sua fazenda. Nesse caso, pode(m) ser anulada(s) por coação a(s) doação(ões) feita(s) por
a) Pedro e Antonio, apenas.
b) Paulo, apenas.
c) Paulo e Pedro, apenas.
d) Paulo e Antonio, apenas.
e) Paulo, Pedro e Antonio.
2 – Q87781 ( Prova: FCC – 2011 – TJ-PE – Juiz / Direito Civil / Fatos Jurídicos – Negócio Jurídico; )
Consideram-se: I. válido; II. ineficaz; III. anulável; IV. nulo, os seguintes negócios jurídicos, respectivamente:
a) I. a alienação fiduciária de imóvel no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) por instrumento público; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento particular se o casamento se lhe seguir; III. o contrato que tenha por objeto herança de pessoa viva; IV. o negócio jurídico celebrado em estado de perigo.
b) I. pacto antenupcial celebrado por instrumento particular se os nubentes não possuirem imóveis antes do casamento; II. o contrato que tenha por objeto herança de pessoa viva; III. o negócio jurídico realizado em estado de perigo; IV. a alienação fiduciária de imóvel no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) por instrumento particular.
c) I. o contrato que tenha por objeto herança de pessoa viva, se esta consentir; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento público, se não lhe seguir o casamento; III. o negócio jurídico realizado em estado de perigo; IV. a alienação fiduciária de imovél no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), por instrumento particular.
d) I. a alienação fiduciária de imóvel no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) por instrumento particular ; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento público, se não lhe seguir o casamento; III. o negócio jurídico realizado em estado de perigo; IV. o contrato que tenha por objeto herança de pessoa viva.
e) I. a alienação fiduciária de imóvel no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) por instrumento público ; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento particular se o casamento se lhe seguir; III. o contrato que tenha por objeto herança de pessoa viva; IV. o negócio jurídico celebrado em estado de perigo.
3 – Q86031 ( Prova: FCC – 2011 – DPE-RS – Defensor Público / Direito Civil / Fatos Jurídicos – Negócio Jurídico; Fatos Jurídicos – Prescrição e Decadência; )
Atenção:
...