TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Niveis De RAID

Dissertações: Niveis De RAID. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

O RAID suporta várias configurações, incluindo os níveis 0, 1, 4, 5 e linear. Estes tipos de RAID são definidos da seguinte maneira:

Nível 0 — O RAID nível 0, geralmente chamado de "striping," é uma técnica de mapeamento de dados "fatiados" (stripped) orientada para o desempenho. Isto significa que os dados sendo salvos no conjunto são quebrados em fatias e salvos ao longo dos discos membros do conjunto, permitindo o alto desempenho I/O a um custo essencialmente baixo, mas não provém redundância. A capacidade de armazenamento de um conjunto de nível 0 é igual à capacidade total dos discos membros de um Hardware RAID ou à capacidade total das partições pertencentes a um Software RAID.

Nível 1 — O RAID de nível 1, ou "mirroring," tem sido usado há mais tempo que qualquer outra forma de RAID. O nível 1 oferece redundância ao salvar os dados idênticos aos dados de cada disco membro do conjunto, deixando uma cópia "espelhada" (mirrored) em cada disco. O mirroring continua popular devido sua simplicidade e alto nível de disponibilidade dos dados. O nível 1 opera com dois ou mais discos que podem usar acesso paralelo para altas taxas de transferência de dados ao acessá-los, mas normalmente operam independentemente para oferecer altas taxas de transações I/O. O nível 1 oferece alta confiabilidade de dados e melhora o desempenho de aplicações intensamente usadas para acessar dados, porém a um custo relativamente alto. [1] A capacidade de armazenamento do conjunto de nível 1 é igual à capacidade de um dos discos espelhados em um Hardware RAID ou à capacidade de uma das partições espelhadas em um Software RAID.

Nível 4 — O nível 4 usa paridade [2] concentratada em um único disco para proteger os dados. É mais indicado para as transaçõesI/O do que para transferências de arquivos pesados. Como o disco de paridade dedicada representa um gargalo essencial, o nível 4 é raramente usado sem tecnologias associadas, como o write-back caching. Apesar do RAID de nível 4 ser uma opção de alguns esquemas de particionamento RAID, não é uma opção permitida em instalações RAID do Red Hat Enterprise Linux. [3] A capacidade de armazenamento do Hardware RAID de nível 4 é igual à capacidade dos discos membros, menos a capacidade de um disco membro. A capacidade de armazenamento do Software RAID de nível 4 é igual à capacidade da partições-membro, menos o tamanho de uma das partições se tiverem o mesmo tamanho.

Nível 5 — Este é o tipo mais comum de RAID. Através da distribuição de paridade ao longo de alguns ou de todos os drives dos discos membros do conjunto, o RAID de nível 5 elimina o gargalo de gravação inerente ao nível 4. O único gargalo de desempenho é o processo de cálculo da paridade. Com CPUs e Software RAID modernos, isso geralmente não representa um grande problema. Assim como no nível 4, o resultado é o desempenho assimétrico, com acesso substancial e alto desempenho de gravação. O nível 5 é geralmente usado com o write-back caching para reduzir a assimetria. A capacidade de armazenamento do Hardware RAID de nível 5 é igual à capacidade dos discos membros, menos a capacidade de um disco membro. A capacidade de armazenamento do Software RAID de nível 5 é igual à capacidade das partições-membro, menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com