No final, o que é jornalismo?
Resenha: No final, o que é jornalismo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luckagoncalves • 13/10/2014 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Afinal, o que é jornalismo?
“Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também se define o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. [1] Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo modificações, decorrentes da expansão da internet. [2] Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websítios, weblogues, assessorias de imprensa, entre muitosoutros.”
A definição acima é da Wikipedia e foi modificada pela última vez em 20 de outubro deste ano. Presume-se que seja esta, então, a mais recente ou a melhor definição sobrejornalismo disponível online por meio de colaboração autoral. Resta-nos debater se ela deve ser aceita pacificamente ou se há condições de propormos uma nova definição, que possa ao menos melhorar um pouco mais a conceituação atual. Leio nessa definição disposta na Wikipedia vários problemas, embora ela seja aceita até em meios acadêmicos.
A primeira questão é que o Jornalismo não é exatamente “uma atividade profissional”, mas sim, um “serviço profissional”, que reúne diversas atividades, sendo a principal delas a transformação de informação em notícia, em um produto à venda. Essa é a concepção trabalhista ou utilitária de Jornalismo. É a concepção das empresas de comunicação e da maior parte dos jornalistas que estão laborando dentro delas. Uma questão que reside sobre o ponto de vista utilitário é a de que o jornalismo tende a tornar-se uma atividade meramente mercantil e não de comunicação. O serviço prestado pelo jornalista é dedicado à empresa que o contratou para exercer a profissão de repórter, editor, pauteiro, fotógrafo, radialista, chefe de redação etc.
...