Normas Internacionais De Contabilidade
Trabalho Escolar: Normas Internacionais De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ana_05 • 21/3/2015 • 3.314 Palavras (14 Páginas) • 429 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 IDENTIFICAÇÃO
1.2 Métodos de Abordagem
1.2.1 Pesquisa Bibliográfica
1.2.2 Métodos de Procedimentos
1.2.3 Método Comparativo
1.2.4 Método Histórico
1.2.5 Técnicas
2. HISTÓRICO DA CONTABILIDADE/NORMAS
3. IAS 2 – ESTOQUES – CPC 16 X CFC 1.170/2009
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE 1
APÊNDICE 2
APÊNDICE 3
APÊNDICE 4
APÊNDICE 5
APÊNDICE 6
INTRODUÇÃO
Os tempos mudaram: a economia está cada vez mais globalizada, com a competitividade econômica o Brasil vem se tornando cada vez mais atrativo aos investidores e o capital migra cada vez mais.
Segundo o Panorama dos Investimentos Internacionais no Brasil, o Brasil é a quinta economia mais atrativa para investimentos estrangeiros.
Nas relações internacionais o Brasil pode se comportar tanto como investidor quanto investido, as informações sobre a saúde da empresa, principalmente no quesito financeiro são suportadas pela contabilidade.
Sendo assim a contabilidade é a principal métrica não somente para análise de investimentos, mas para qualquer fim financeiro.
Uma das formas em que é possível notar se a empresa possui ou não bons resultados é a apuração de estoques.
Metodologia de pesquisa
De acordo com Lakatos e Marconi, a especificação da metodologia de pesquisa o maior número de questões em um só tempo: Como? Com quê? Onde? Quanto? Sendo que a distinção entre método e métodos por se situarem em níveis claramente distintos, no que se refere a sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração e a sua finalidade mais ou menos explicativa, a sua ação das etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento ao que se situam (2007).
1.2 Métodos de Abordagem
Método de abordagem, segundo Andrade, "refere-se ao plano de trabalho, os fundamentos descritivos dos processos de raciocínio adotados” (2002, p. 21). O método de abordagem utilizado neste artigo será a pesquisa bibliográfica.
1.2.1 Pesquisa Bibliográfica
De acordo com Lakatos e Marconi, a pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, se refere a todo conteúdo que já foi tornado público em relação ao tema estudado. Podendo este ser por meio de jornais, revistas, monografias, teses, livros, gravações em meios eletrônicos, pesquisas entre outros mais. Sua função é apresentar o pesquisador, o colocando em contato direto com tudo o que foi escrito, filmado ou simplesmente dito sobre o assunto abordado (2007).
1.2.2 Métodos de Procedimentos
De acordo com Lakatos e Marconi, “os métodos de procedimento devem constituir as etapas mais concretas do trabalho, com finalidade de restringir os termos de explicação geral dos fenômenos menos abstratos, pressupondo que uma atitude concreta relacionada ao fenômeno esta limitada ao um domínio particular” (2007, p. 207). Neste artigo irá se utilizar o método comparativo, entre as Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas Internacionais, e uma analise histórica da contabilidade brasileira ate o momento atual.
1.2.3 Método Comparativo
Para Fachin, o método comparativo consiste em investigar coisas ou fatos
e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças (2003).
1.2.4 Método Histórico
Segundo Fachin, o método histórico consiste na investigação de fatos e acontecimentos ocorridos no passado para se verificar possíveis projeções de sua influencia na sociedade contemporânea (2003).
1.2.5 Técnicas
Segundo Lakatos e Marconi, “técnicas são consideradas um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência, são também os processos ou normas para obtenção de seus propósitos” (2007, p. 224).
Para as técnicas de análise de dados se utilizou a análise de conteúdo. “A técnica de análise de conteúdo vem-se desenvolvendo nestes últimos anos com a finalidade de descrever, sistematicamente, o conteúdo das comunicações” (LAKATOS, 2006, p.130).
2. HISTÓRICO DA CONTABILIDADE/NORMAS
Segundo Ferreira, “a palavra contabilidade deriva do latim computare (contar, computar, calcular). Apesar disso, não se deve confundir contabilidade com matemática” (2009, p.1).
Conforme Marion, a contabilidade remonta de (+-) 4.000ac., sob a forma primitiva dos controles de inventário de rebanhos (2009).
A análise da variação da riqueza realizada entre a comparação de
dois inventários em momentos distintos leva-nos a um primeiro
sintoma de que aquela afirmação é possível. (MARION, 2009, p.7)
Junior cita que, “com a sofisticação do comercio e seu desenvolvimento em outras partes da terra, o método contábil evoluiu consideravelmente e passou a sofrer influência de outros profissionais da contabilidade” (2002, p.18).
Segundo Ferreira, o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924 definiu a contabilidade como: “A ciência que estuda a pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica” (2009, p.1).
Segundo Junior, “os problemas ocorridos nos Estados
...