Perspectivas Da Contabilidade Internacional. Adoção Pela Primeira Vez Das Normas Internacionais De Relatórios Financeiros - IFRS.
Trabalho Escolar: Perspectivas Da Contabilidade Internacional. Adoção Pela Primeira Vez Das Normas Internacionais De Relatórios Financeiros - IFRS.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guello • 1/5/2014 • 2.806 Palavras (12 Páginas) • 1.033 Visualizações
ETAPA 1 – Aula Tema: Perspectivas da contabilidade internacional. Adoção pela primeira vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros – IFRS.
História da contabilidade existe desde a antiguidade, a mesma é tão antiga quanto a historia das civilizações, da evolução e do pensamento da humanidade. Ela esta ligada as primeiras manifestações humanas, que ocorreu a cerca de 2.000 a.C. nesta época o homem vivia da caça, da pesca e de coletas de alimentos usando pedaços de pedras e ossos. E assim o tempo foi passando e o homem foi praticando a agricultura comunitária, uma desta evolução foi passando e o homem foi praticando a agricultura familiar, uma desta evolução criaram as riquezas individuais, sendo que quando morreram tiveram que deixar essas riquezas aos seus filhos ou parentes próximos como herdeiros de todo seu patrimônio.
A origem da contabilidade está ligada aos registros e necessidades do comércio junto com a evolução da ciência contábil e assim foi evoluindo os conhecimentos.
Os primórdios não tinham nenhuma riqueza e com as grandes ideias começaram a buscar pequenas riquezas como: comida, plantações, procriação de animais e nesse momento começou a invenção da galinha com seus pontinhos. Com tantas ideias, começaram a ter a circulação da riqueza, para isto á contabilidade era fundamental e muito importante para todos nesta época. E assim foram os primeiros registros, e conheceram as suas reais possibilidades de uso, consumo e produção.
Já a contabilidade do mundo antigo foi criada no período em que iniciam as primeiras civilizações que foi em 1202 na Era Cristã, foi quando apareceu o Líber Abate da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisa no.
Na contabilidade do mundo medieval foi na época de 10202 até 1494 que corresponde à teoria em números positivos e negativos, com o mundo moderno foi de 1494 até 1840, com o grande aparecimento da obra premiada pelo governo. Obra que marcou a história da contabilidade.
A contabilidade no período cientifica foi iniciada em 1840 que existe até o dia de hoje, que é muito importante para a história e evolução da contabilidade.
No período antigo a contabilidade era nesta época feita em patrimônios, em que se resumiam em rebanhos, metais e escravos, os registros eram feitos na forma de gravações ou outros métodos alternativos, do mesmo modo também o inventário para o controle do patrimônio, este método de contabilidade se estende e é usado até os dias de hoje..
Na bíblia já havia grandes interessantes relatos bíblicos sobre controles contábeis, vários relatos comprovam em que nos tempos bíblicos o controle de ativos era uma prática comum entre os homens do mundo antigo.
No período medieval a indústria artesanal com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalúrgica, começou a ver as necessidades do livro caixa, porque tinham recebimentos e pagamentos em dinheiro que geravam o direito e obrigações.
Como aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade nos séculos XII e XIII o trabalhador assalariado tinha todos os registros existentes na época fortalecendo a sociedade.
No período moderno foi a fase da ciência que se tornou uma necessidade para se estabelecer o controle das riquezas que o Novo Mundo da contabilidade apresentava. O aparecimento da obra Frei Luca Passeou, contemporâneo de Leonardo da Vinci marcou o inicio da fase moderna da Contabilidade no mundo.
A contabilidade no Brasil veio através da família Real Portuguesa, que teve um grande apoio do banco do Brasil no ano de 1808, tendo como responsável por toda procuração um fiscal que administrava todas as finanças.
Vários países estão buscando se unir fazendo com que facilitem o processo contábil e de uma forma global para melhor negociação entre os mesmos.
Está sendo aderidas as normas internacionais de contabilidade, apresentada pelo IASB – (Organização internacional sem fins lucrativos) responsável pela atualização e edição das normas.
Com esta padronização das normas de contabilidade temos uma melhor negociação entre as nações, assim facilitando e aumentando o ganho das negociações entre os comércios nacionais e internacionais.
No Brasil a contabilidade é considerada de boa qualidade, embora apresente algumas barreiras para aderir a estas normas internacionais, um exemplo que temos é o idioma devido a necessidade de se falar o inglês de forma fluente.
O CPC busca através de estudos para apresentar os pronunciamentos contábeis e realizar a conversão das normas brasileiras com as normas internacionais.
O IFRS com objetivo de apresentar claramente articulado e aceito de forma global.
Hoje com o uso da tecnologia temos negociações comerciais pelo entre os países, e a negociação de ações no mercado de capital aberto, esta sendo necessário um parâmetro de normas para melhor entendimento das demonstrações contábeis. Sendo assim o CPC, juntamente com outros órgãos vem buscando aderir a estas normas ao Brasil, e ter um bom desempenho empresarial e negociável no mercado, principalmente os que visam à busca de recursos externos.
A adoção do IRFS no Brasil e na convergência foi uma medida adotada entre o banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários para o exercício do ano de 2010 com intuito de mostrar as demonstrações financeiras consolidadas de cada empresa.
A lei 11.638/07 que vigora desde 1 de janeiro de 2008, obteve uma mudança nas normas contábeis nacionais ruma as internacionais, estendendo a obrigatoriedade da aplicação das normas contábeis da nova lei societária para as grande corporações de capital fechado, dando a elas a opção de adotarem ou não as normas da CVM. (Comissão de Valores Mobiliários).
Todas as empresas são obrigadas a adotar o IRFS, sendo assim no Brasil foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, tendo a finalidade de emitir pronunciamentos com a finalidade de convergir à contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
O Brasil tinha a necessidade de se adequar aos padrões globais, alinhando-se à economias mais desenvolvidas, diante disso, adotou juntamente com diversos países da Ásia e da América do Sul, as regras emitidas pelo IASB – international Accounting Standards Board, que são consideradas a mais segura nas informações, além da facilidade de sua aplicação.
Para permitir a convergência contábil, houve um projeto de lei nº 3.741/00, a lei 6.404/76 foi alterada duas vezes consecutivas e convertida na lei nº 11.941/09 que modificou o tratamento tributário relacionado à convergência e atualizou as regras até então em vigor das normas contábeis internacionais.
Tais mudanças destes
...