Nossa história e desenvolvimento
Resenha: Nossa história e desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanda0695 • 28/5/2014 • Resenha • 594 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
Nossa história e desenvolvimento
Nossa Companhia teve origem em 1969, quando nosso fundador Antonio Luiz da Cunha Seabra abriu uma fábrica e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Desde o começo, fomos motivados pela convicção de que os cosméticos poderiam ser instrumentos importantes para o bem estar das pessoas, podendo influenciar positivamente sua vida. Em 1974 o Sr. Seabra já havia concluído que o modelo de distribuição através da venda direta otimizaria o alcance de nossa Companhia. Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos ingressaram na Companhia, respectivamente, em 1979 e 1983.
Durante a década de 1980, nossa receita bruta cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, em linha com nossa característica de inovação, fomos um dos primeiros fabricantes brasileiros de bens de consumo a introduzir produtos com refil como parte de nosso portifólio, permitindo economias, redução do desperdício e ampliação de consciência ecológica.
Entre 1990 e 1992 tornamos explicitas nossa Razão de Ser, Crenças e Valores, que sempre guiaram nossa Companhia, e incorporamos em novas linhas de produtos conceitos que expressavam esta visão de mundo. Em 1992 lançamos a linha Chronos, uma inovadora linha de produtos anti-sinais, para diferentes idades que combatia os estereótipos da beleza, e no ano seguinte lançamos a linha Mamãe e Bebê, uma linha de produtos desenvolvida a partir do conceito do vínculo mãe-filho, acompanhada de método de massagem, para a gestante e para o bebê.
Também nessa época começamos a participar ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, lançamos em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança o Programa Crer para Ver, destinado a apoiar a busca da qualidade de ensino nas escolas públicas de todo o País. Em 1998, ano em que fomos reconhecidos como a Empresa do Ano pela Revista Exame, ajudamos a fundar o Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.
Em 1994 iniciamos nossa expansão na América Latina. Em 1999, mais uma vez inovamos ao adotar o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma de nossa pesquisa e desenvolvimento, o que nos auxiliou a lançar em 2000 a linha Natura Ekos com produtos de banho e fragrâncias, desenvolvida a partir de princípios ativos da biodiversidade brasileira.
Também a partir do final da década de 90, aprimoramos nossa governança corporativa através da criação do conselho de administração em 1998, do Comitê de Auditoria e Administração de Riscos em 1999, para recomendar a indicação de auditores independentes e revisar e avaliar os processos importantes, e do Comitê de Recursos Humanos em 2001, para elaborar estratégias de desenvolvimento para nossos colaboradores e administrar a remuneração de nossos executivos.
Em 2001, inauguramos nosso complexo industrial, de pesquisa e desenvolvimento, treinamento e logística de última geração em Cajamar, construído a um custo aproximado de R$200 milhões. Neste mesmo ano, realizamos a seguinte reorganização societária: (i) transferimos o controle da nossa subsidiária Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda., ou Natura Indústria, até então controlada pela Natura Empreendimentos, para o controle da Natura Cosméticos; (ii) estabelecemos a Natura Logística e Serviços Ltda., para prestar
...