Nutrição Clinica
Artigo: Nutrição Clinica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yllek • 4/9/2013 • 419 Palavras (2 Páginas) • 653 Visualizações
UNIP - Universidade Paulista
Matéria:
Pro (a):
Acadêmicos: Ana Ariel de Oliveira Silva RA:
Dayane Pereira Carrilho RA:
Jully Prado Borges RA: B3973E-6
Jaqueline dos Santos Silva RA:
Jaqueline Moreira RA:
Kelly Silva Rodrigues RA: B341HA-0
Kamylla Roberta Rodrigues Bessa RA:
Rhauana Fernandes Nunes RA:
Desenvolvimento
Pouco se lembra do profissional em Nutrição. Ainda não sendo bem reconhecido e um dos últimos na área da saúde a serem procurados. E na maioria dos casos, é um profissional mais adequado para o tratamento e melhoria dos pacientes. Os médicos procuram mais o tratamento base do que nutricional, não se preocupando com a alimentação e podendo levar a morte do paciente. Pois, a desnutrição não consta nos diagnósticos médicos.
Os pacientes que seguem a dietoterápica passada pelo nutricionista conseguem obter um grande retorno satisfatório, porém a aqueles que não realizam o tratamento de forma correta estão sujeitos a agravamento no quadro. Em se tratando de pacientes ambulatoriais, verificou-se a importância da educação nutricional. O tratamento nutricional preventivo pode auxiliar na redução da freqüência e da severidade das infecções.
Há muito tempo se conhece os efeitos da desnutrição sobre o sistema imunológico: ela diminui a atividade deste, reduzindo o número e afetando a razão entre linfócitos, tornando o organismo desnutrido mais susceptível às infecções oportunistas.
Nutrição clínica é a área da nutrição pela qual são tratadas as diversas enfermidades (doenças) que acometem o ser humano, através da alimentação. A Nutrição clínica atua também prevenindo o aparecimento de doenças através de uma alimentação saudável e de forma terapêutica no controle de doenças crônicas.
O atendimento de nutrição clinica é realizado pelo profissional nutricionista a nível ambulatorial (consultórios particulares ou públicos, clínicas,asilos, creches, spa's).
A Nutrição Clínica divide-se em algumas áreas tais como: Nutrição Materno-Infantil, Nutrição enteral e parenteral, Nutrição em Geriatria, Nutrição em Banco de Leite humano, Nutrição em Lactário e SPAs e Nutrição no pré e pós operatório.
Diversas são as enfermidades que necessitam de acompanhamento nutricional rigoroso para evolução e melhora do quadro. Dentre elas podemos destacar: obesidade, doença celíaca, desnutrição, diabetes mellitus, dislipidemias (hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia), fenilcetonúria, cirrose hepática, hiperuricemia (gota), insuficiência renal aguda e crônica, hipertensão arterial, cardiopatias e constipação intestinal, dentre outras.
Os grandes traumas como queimaduras e cirurgias também precisam de atenção nutricional, uma vez que, estes
...