O ABC DAS PESQUISAS
Dissertações: O ABC DAS PESQUISAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julian.osorio • 26/10/2013 • 3.597 Palavras (15 Páginas) • 255 Visualizações
O
DA PESQUISA
“AD HOC”: Pesquisa realizada com o objetivo de responder a um problema específico a pedido de um determinado cliente.
AFERIÇÃO: Procedimento metrológico em que se verifica e registra a relação entre o valor observado e o correspondente valor fornecido por um padrão apropriado de mesma natureza, rastreado a padrões reconhecidos por órgão oficial.
AMOSTRA: Subconjunto ou parte de uma população ou universo, com as mesmas características dessa população da qual foi retirada.
AMOSTRA ALEATÓRIA: Amostra que foi escolhida ao acaso. O processo de amostragem aleatória permite obter uma amostra realmente representativa da população que se deseja estudar, isto é, cada elemento da população tem igual probabilidade de ser incluído na amostra. Uma das maneiras mais conhecidas de selecionar amostras representativas da população (ou aleatórias) é a utilização da tabela de números equiprováveis, especialmente construída para esse fim.
AMOSTRAGEM: Procedimento através do qual é realizada a amostra da população. Há vários métodos de amostragem: aleatória simples, com ou sem reposição (cada elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido para caracterizar a amostra); amostragem sistemática (após ordenada a população, seleciona-se a amostra probabilística); amostragem por estágios múltiplos (envolve o uso de um tipo de amostragem aleatória em cada um dos seus estágios); amostragem estratificada por cotas etc.
ANÁLISE SWOT: Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadêmicos a SWOT Analysis estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Por meio desta metodologia poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaças do meio envolvente; e do grau de adequação entre elas.
ANEP: Associação Nacional de Empresas de Pesquisa - entidade que reúne os principais institutos de pesquisa do país.
AUDITAGEM DE VAREJO: Monitoramento contínuo de uma amostra representativa de varejos. Consiste em buscar, por meio de um serviço de pesquisa ou de análise especial, informações precisas relativas ao comportamento do produto no varejo, verificando-se as vendas diretamente nos pontos-de-venda, assim como os estoques e os preços ao consumidor. Também conhecida como Nielsen, que é o nome da empresa líder mundial nessa técnica. Em inglês, store audit.
“AWARENESS”: Conjunto de marcas citadas espontaneamente pelos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de uma determinada categoria de produto conseguem lembrar. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a marcas ou anúncios.
BASE: Número de elementos sobre o qual estão calculadas as percentagens de uma tabela, geralmente os resultados de tabulação de pesquisa quantitativa.
BASE DE DADOS: Sistema de armazenamento e organização das informações de interesse para a atividade de Marketing. Banco de dados que pode incluir, conforme as necessidades estratégicas da empresa: dados detalhados sobre a clientela, os produtos ou serviços, as pesquisas de mercado, a performance da empresa, a concorrência, a tecnologia disponível ou em desenvolvimento, as redes de vendas, os preços e descontos etc. Mediante recursos informatizados e interativos, esse sistema permite a realização de pesquisas instantâneas sobre padrões do comportamento de compras, para orientar o desenvolvimento e a comercialização de produtos e serviços, além de possibilitar ações de Marketing Direto segmentado e personalizado. Diz-se também Database Marketing.
“BENCHMARK”: Termo que indica “o(s) melhor(es) resultado(s) do mundo” dentre as organizações concorrentes, em determinados itens de controle. Observa-se atualmente a tendência de se ir além da análise dos concorrentes e procurar apresentar um desempenho ainda melhor como referencial.
“BENCHMARKING”: Processo de comparação sistemática de produtos e serviços com os oferecidos pela concorrência ou por empresas consideradas excelentes em algo determinado. O objetivo do “benchmarking” é o de conhecer e, se possível, de incorporar o que os outros estão fazendo de melhor. Tipos de Benchmarking: Interno, quando se compara atividades semelhantes dentro da mesma organização; Competitivo, quando se compara atividades semelhantes com os concorrentes; Funcional, quando se compara atividades semelhantes conduzidas dentro de empresas de ramos diferentes.
“BRAINSTORMING”: Método ou processo pelo qual a(s) pessoa(s) procura(m) lembrar-se ou associar palavras, frases ou idéias sobre um tema pré-determinado, com objetivo de estabelecer parâmetros necessários à elaboração de planejamentos, lançamentos, escolha de nomes, associação com outros termos ou valores etc.
“BRAND MANAGEMENT”: O conceito de brand management (gestão de marcas) significa o desenvolvimento sistemático do valor de uma marca. Longe vão os tempos em que era apenas uma função de ligação entre o departamento de produção e as agências de publicidade. A partir dos anos 80, as empresas começaram a considerar a imagem de marca como um ativo estratégico das empresas (algumas atribuem-lhe um valor nas suas demonstrações financeiras).
“BRIEFING”: Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Base do processo de planejamento.
CADEIA DE VALOR: O conceito de Cadeia ou Fluxo de Valor é toda ação (agregando valor ou não) necessária para transformar a matéria-prima em produto ou serviço até o cliente final.
CAMPO: Refere-se ao trabalho de entrevistas de uma pesquisa, sua verificação e supervisão. Diz-se também da área pesquisada que é o campo da pesquisa. É errôneo o seu uso como sinônimo de amostra ou de universo.
CARACTERÍSTICA: Qualquer propriedade distinta de um item, de um processo, de um produto ou de um serviço que possa ser diferenciada quantitativamente ou qualitativamente.
CLASSE SOCIO-ECONÔMICA: Faixa da população/mercado com agrupadas por características de renda familiar, grau de escolaridade, condições gerais de vida, itens de
...