O Almanaque das Drogas
Por: Vitor Machado • 12/5/2016 • Artigo • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 358 Visualizações
Vitor Roldão Machado de Souza
Almanaque das Drogas
Itajuba
2016
Vitor Roldão Machado de Souza
Almanaque das Drogas
Itajuba
2016
Almanaque das Drogas
Resumo
O livro Almanaque das Drogas discorre sobre muitos tipos de drogas, mostrando a história de cada uma delas e expondo, desde sua extração e produção, até seu consumo, efeitos e riscos à saúde. Contém além disso uma parte reservada, a uma lista em ordem alfabética de cada uma das substâncias.
Palavra-chave
Drogas, riscos, efeitos.
Almanaque das Drogas
Sumário
O Álcool .............................................................................................. Página 5
Anfetaminas .......................................................................................... Página 5
Cafeína ..................................................................................................Página 5
Cocaína, Crack e Merla .......................................................................... Página 6
Ecstasy ................................................................................................. Página 6
Inalantes ............................................................................................... Página 6
LSD ..................................................................................................... Página 7
Maconha ............................................................................................... Página 7
Opioides ................................................................................................ Página 8
Sedativos ............................................................................................... Página 8
Tabaco .................................................................................................. Página 8
Outros ................................................................................................... Página 9
1.1 Cogumelos Alucinógenos
1.2 DMT
1.3 Mefedrona
Conclusão .............................................................................................. Página 10
Referências ............................................................................................ Página 11
O Álcool
O cultivo de leveduras em meio de cultura favorável, produz como subproduto o etanol, que por sua vez é utilizado na produção de bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, cachaças e outros.
No uso moderado, causa sensações de prazer, relaxamento, euforia e desinibição, ao aumentar a dosagem ingerida, o indivíduo passa a ter problemas de equilíbrio, fala e sono. Por fim, com doses já maiores ainda, o indivíduo pode entrar em coma alcoólico, tendo que ser levado a algum centro de saúde.
A ingestão de álcool não causa morte direta, uma vez que a taxa de etanol necessária para isso é muito grande, porém problemas relacionados ao seu uso existem, como brigas, e acidentes no trânsito, além de problemas futuros como cirrose, que é a principal causa de morte relacionada diretamente ao álcool, e câncer, de mama, fígado, esôfago, boca, faringe etc.
O etanol causa dependência e por sua toxicidade alta, prejudica funções neurológicas como memória, poder de abstração, tomada de decisões e aprendizado.
Anfetaminas
Também conhecidas como rebite, cristal ou bola, podem ser injetadas, cheiradas ou engolidas, além de fumadas, no caso das metafetaminas. Essa classe de drogas causa dependência com facilidade, mas não leva a morte direta, mesmo aumentando casos de suicídio e esquizofrenia. Além disso, pode causar na overdose, infartos, derrames e hipertermia.
O compartilhamento de seringas no seu uso pode transmitir doenças infecciosas e Aids. E a falta da droga causa abstinência, depressão e irritabilidade.
Cafeína
Droga muito comum, presente no dia a dia, que causa, quando em excesso, ansiedade, pânico, palpitação, arritmia, irritação e nervosismo, além de aumentar o colesterol e a frequência cardíaca. Seu consumo atrapalha a absorção de cálcio, aumentando casos de osteoporose, e também estimula a produção de suco gástrico, incentivando o desenvolvimento de gastrites, queimação e refluxo.
Seu uso moderado é aconselhado para combate à dores de cabeça e para prevenir problemas cardíacos.
Cocaína
Também conhecida como pó, padê, giz e neve, é extraída de uma folha, em forma de pó, que pode ser cheirado ou injetado, a mesma extração em forma sólida é denominado Crack, drinha ou pedra, que será fumado e em forma pastosa Merla, mel ou melado, que também se fuma.
A cocaína, assim como o crack e a merla, são fortes estimulantes do sistema nervoso, que cessa sensações de fome e sono, deixa o indivíduo falante e eufórico, aumenta a pressão sanguínea, a temperatura corporal, os batimentos cardíacos e a respiração. Ao final desses efeitos causa cansaço e depressão.
Altas doses dessas substâncias causam hipertermia, convulsões, derrames, parada cardíaca e overdose. Estas causam dependência e sua abstinência causa insônia, depressão e irritação.
Ecstasy
Com nomes distintos como MDMA, bala, E e pastilha, essa droga é sintética e vendida como comprimidos. Seus efeitos são insônia, o aumento do tato, da audição, da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos.
Seu uso pode causar crises renais e hepáticas, cardíacas, hipertermia e desidratação, além de dependência, porém não possui crises de abstinência.
...