O Aquaponia Resumo
Por: caroolvs • 2/3/2022 • Seminário • 669 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
Definição:
Aquaponia é um sistema de produção agroalimentar que integra a AQUICULTURA que é a criação de peixes em viveiros com a HIDROPONIA referente ao cultivo de plantas sobre a água.
Ela visa na maior produtividade e menor impacto ambiental, com foco na produção sustentável.
Enquanto os cultivos tradicionais como a agricultura e aquicultura utilizam uma extensa área de terras e alto consumo de água, a aquaponia faz o aproveitamento, utilizando a reciculação de água.
Funcionamento
Com a aquaponia, os peixes produzem alguns nutrientes essenciais para as plantas. Ocasionando em uma redução de custos. Assim, os peixes alimentam as plantas, que devolvem a água limpa para os tanques de criação, em um ciclo fechado, com baixo consumo de água e energia elétrica.
Processo Biológico
Nesse sistema os resíduos dos peixes são fontes de sais minerais, que disponibilizam dez dos 13 nutrientes essenciais para as plantas, faltando apenas cálcio, potássio e ferro.
Os filtros que realizam a filtragem mecânica são responsáveis pela extração das macro partículas presentes na água, como restos de ração, excretas e partículas corporais.
Os resíduos dos peixes são ricos em amônia, porém essa substânvia em grande escala é tóxica para os peixes. No entanto, as BÁCTERIAS que se desenvolvem nos canteiros, bem como nos ambientes de criação de peixes, fazem a tranformação da amônia em nitrito, que depois é convertida em NITRATO.
E nesse processo AS PLANTAS utilizam como nutrientes, os nitratos convertidos, que funcionam como fertilizantes. Elas absorvem esses nutrientes possibilitanto então o retorno de uma água com baixa concentração de sais e impurezas aos tanques de criação. Já as raízes ajudam na filtração da água para os peixes.
Tipos de Sistemas Aquaponicos
NFT é adequada para pequenas espécies vegetais
BTF Um detalhe importante sobre os bioflocos é o fato de eles se manterem suspensos, ou seja, boiando na água. Esse é o diferencial que permite que eles façam essa absorção e a distribuição de um ponto estratégico, o que garante que a água se mantenha nas melhores condições possíveis.
MBT As plantas são dispostas em caixas plásticas, ou estruturas afins, contendo substrato de fixação onde suas raízes serão umedecidas periodicamente.
PH da Água
O pH é um dos pontos mais críticos e que requer muita atenção dentro de um sistema de aquaponia. Pelo fato da aquaponia envolver num mesmo corpo d´água três organismos muito distintos (peixes, plantas e bactérias) é de fundamental importância conhecer as necessidades de cada um deles para que o pH da água seja mantido numa faixa que atenda a todos satisfatoriamente. As bactérias nitrificantes são predominantemente aeróbicas e têm o pH ótimo no intervalo entre 7,0 e 8,0. Por outro lado, a maioria das plantas cultivadas em hidroponia cresce melhor em pH entre 5,5 e 6,5. Já para a maioria das espécies peixes de água doce de interesse econômico e que podem ser utilizados num sistema aquapônico, o pH ideal encontra-se entre 7,0
...