TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo

Artigo: O Behaviorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTIONÁRIO DO CAPÍTULO 2 A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLOGIA.

1. QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA É imperativo que quem se proponha estudar psicologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, busque entender como foram elaborados conceitos e teorias, como também alguns destes foram superados, ou seja, como se deu a construção do conhecimento a cerca da disciplina em questão para que se possa avançar a partir daí.

2. QUAIS AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DA GRÉCIA ANTIGA QUE PROPICIARAM O INÍCIO DA REFLEXÃO SOBRE O HOMEM?

Sua localização geográfica, a religião não dogmática, o regime de governo e as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.

3. QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA APONTADAS NOS TEXTOS DE SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES?

Sócrates compreendeu que o que separa o homem dos demais animais é a razão e que ela é a essência de nossa humanidade. Platão vai além e procura definir um lugar para a razão no corpo humano, propôs que este lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma, a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. Já Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que todos os seres vivos são dotados de alma sendo que os vegetais possuem alma vegetativa, os animais sensitiva e os seres humanos além das duas anteriores a alma racional, ele também estudou a as diferenças entre razão, percepção e sensações.

4. COM A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA, QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO DE SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO PARA O CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA?

Para Santo Agostinho a alma não era somente sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem e sendo a alma também sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreensão. Tomás de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas e garante a Igreja a hegemonia no estudo do psiquismo.

5. EM QUE PERÍODO SE SITUA A CONTRIBUIÇÃO DE DESCARTES PARA A PSICOLOGIA? QUAL É ESSA CONTRIBUIÇÃO?

No Renascimento, ele propôs a separação entre alma e corpo e que o corpo sem o espírito é apenas uma máquina, abrindo assim caminho para os estudos de cadáveres humanos o que possibilitou o avanço da anatomia e da fisiologia, que tiveram papel fundamental no progresso da psicologia.

6. QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA FISIOLOGIA E DA NEUROFISIOLOGIA PARA A PSICOLOGIA?

A descoberta de que eventos psicológicos estão diretamente associados a eventos neurofisiológicos.

7. QUAL O PAPEL DE WUNDT NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA?

É considerado o pai da psicologia moderna ou científica porque criou na universidade de Leipzig, na Alemanha o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de psicofisiologia isso sem falar de sua extensa produção na área.

Curiosidade - Um dos que mais criticou o Wundt foi Sigmund Freud que chegou a chamar seu método de ridículo.

8. QUAIS OS CRITÉRIOS QUE A PSICOLOGIA DEVERIA SATISFAZER PARA ADQUIRIR O STATUS DE CIÊNCIA?

Os fenômenos psicológicos vão adquirindo status científicos porque para a concepção da época, o que não era mesurável não era passível de estudo científico.

Seu status de ciência é contido a partir que se liberta da filosofia e assim atrai novos estudiosos e pesquisadores que a partir dai começam a definir seu método ou métodos.

9. O QUE CARACTERIZA O FUNCIONALISMO, O ASSOCIACIONISMO E O ESTRUTURALISMO?

Funcionalismo - Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes, está preocupado com a consciência . O ponto de vista funcional sustentou que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Por outras palavras, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é" a mente.

Associacionismo - O termo associa origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que ela estariam associadas.

Estruturalismo - O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Titchener (1867–1927) e tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.

Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.

10. QUAIS AS PRINCIPAIS TEORIAS EM PSICOLOGIA, NO SÉC. 20?

Destacaram-se no sec. XX o Behaviorismo ou teoria do estímulo-resposta, construída a partir da observação do comportamento, e que por sua pragmaticidade teve grande desenvolvimento nos Estados Unidos. Destacou-se também a teoria conhecida como Gestalt, que pregava a necessidade de conhecer o homem em sua totalidade, e por fim a Psicanálise Freudiana que resgada a importância da afetividade e do estudo do inconsciente.

QUESTIONÁRIO DO CAPÍTULO 3 O BEHAVIORISMO.

1. QUEM É O FUNDADOR DO BEHAVIORISMO E QUAIS AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES DESSA TENDÊNCIA TEÓRICA?

Seu fundador foi o americano John B. Watson . O termo inglês behavior significa "comportamento"; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo - e, também, comportamentalismo, Teoria Comportamentalista, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento. Jolm B. Watson que foi o fundador e suas diferem; as eram comportamentalismo, Teoria comportamental, Analise experimental do comportamento e Analise do comportamento.

2. PARA OS BEHAVIORISTAS, QUAL É O OBJETO DA PSICOLOGIA E COMO É CARACTERIZADO?

Seu objetivo era dar a essa ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com