O Boticario
Casos: O Boticario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessalmeida • 25/9/2013 • 2.396 Palavras (10 Páginas) • 369 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------4
DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------------------------5
CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------9
REFERENCIAS------------------------------------------------------------------------------10
ANEXO-----------------------------------------------------------------------------------------11
INTRODUÇÃO
Atualmente percebem-se rápidas mudanças socioambientais na economia mundial. E no segmento de atuação desse mercado a Boticário aproveitou esse nicho de mercado, principalmente com a valorização de produtos de alcance social atraindo pela vinda de fortes grupos do exterior para o Brasil, o que gera grande competitividade neste setor. Sendo assim, torna-se necessário a busca de diferenciações visando à fidelidade do cliente. Com isso o varejo deixou de ser uma simples venda mas uma fechamento de um grande negócio com o cliente tem pressionado-os a utilizar estratégias cada vez mais focadas no consumidor final.
A aplicação de estratégias de marketing adequadas, e que estejam de acordo com as possibilidades financeiras de um empreendimento, certamente ajudarão em muito uma empresa a tornasse competitiva no mercado em que atua. Assim será demonstrando como essa grande empresa que é o grupo O Boticário começou de maneira simples e modesta se tornou essa referencial internacional de beleza e gestão, não deixando de apresentar as diferentes modalidades de técnicas de condução de negociação.
A CIM é um processo de comunicação que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de publicidade, promoções, eventos, etc. Tem como objetivo principal influenciar no comportamento do público-alvo, ou do consumidor. Entende-se como toda relação do produto com o cliente, um viés de mensagem para os clientes potenciais. O mesmo processo também necessita de que o cliente potencial seja o ponto de partida para determinar os tipos de mensagens e as mídias mais adequadas para informar, persuadir e por fim, completar uma venda.
O grande benefício do processo é que, ao integrar várias ferramentas de mídias de comunicação, as marcas alcançam vários métodos em combinação mutua que acaba gerando resultados mais positivos do que ferramentas utilizadas individualmente. Por exemplo, o uso de propagandas impressas e na televisão, que passa a ser uma mensagem de muito mais abrangência, logo, atingindo um publica de forma muito mais vasta. Trata-se de um processo sinérgico. O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing. Antes de qualquer processo, deve-se analisar o seu publico alvo potencial. Ao determinar as mensagens e as mídias mais adequadas para tal finalidade. Portanto as empresas não devem se restringir a apenas uma mídia de comunicação ou a um número X de mídias. O processo requer o maior percentual de aplicação eficaz da mensagem no consumidor. Aliás, nem sempre o que é eficaz para um produto e para um determinado publica é para outro produto e outro publico, seja este de classes, gêneros, sexos diferentes. Um horário de novela na televisão é de praxe que as propagandas sejam direcionadas à um publico feminino, assim como em um horário de futebol ou lutas, a publicidade é em grande parte voltada ao publico masculino. Logo dentro de um processo de CIM, a propaganda acaba fazendo mais efeito. Para isso, é possível usar as necessidades de informações do cliente como referência para todas das decisões de comunicação de marketing, em vez da prática antiga ou a preferência da diretoria como opção-padrão, ao selecionar métodos e mídias de comunicação.
Os gerentes de marca e suas agências devem ser flexíveis ao utilizarem várias ferramentas de comunicação de marketing. Esse segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente. Este processo exige se questionar ao primeiro item e achar as melhores ferramentas para executar o job. Sem duvidas este processo é um dos mais, se não o de maior importância. Afinal, tais ferramentas são mais apropriadas para tais serviços. Ou seja, os adeptos da prática devem estar receptivos ao uso de todas as formas de pontos de contato. A característica-chave desse elemento da CIM é uma predisposição por parte dos comunicadores da marca para usar distribuidores de comunicação (como pontos de contato ou contatos) adequados para alcançar o público-alvo. Nunca se deve prender a um único meio, afinal, deve-se atingir o publico de modo eficiente. Métodos menos tradicionais muitas vezes podem ser mais eficazes do que os de praxe. Por exemplo, uma prática de degustação em um supermercado. Conclui-se que mídias de massas tem grande índice de dispersão.
As diversas mensagens devem falar com uma única voz. A obtenção de uma imagem forte, uma identidade da sua mensagem é essencial. Essa mensagem tem que ter como principal finalidade impulsionar o consumidor. Este é o momento em que você na cadeira de marketing, tem que “hipnotizar” o publico alvo de que seu produto realmente é bom. Fixar na cabeça dessas pessoas a mensagem, e, além disso, fazê sentirem o desejo de comprar. O princípio da voz única abrange a escolha de uma declaração de posicionamento específica da marca. Transmitir a mesma mensagem seja elas de mesmo modo, ou de modos diferentes, continuamente, a marca sem duvidas entra em contato maior com o publico alvo.
Construir relações em vez de ter casos. Esta característica da CIM passa a idéia de que a comunicação de marketing bem-sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus clientes. Seja isso, um elo duradouro. Concretizar, fidelizar o cliente é uma chave de ouro. Isso resulta repetições de compras, indicações, marketing boca-a-boca, enfim, inúmeros benefícios. A medida da fidelização, os clientes vão notar que é mais lucrativo fazer uma compra na qual ela tem certeza do que se trata, da qual arriscar em novos fornecedores. Um modo de incentivar o consumidor a ser fiel e participar dessa prática é bastante vista hoje em dia.
A principal característica do empreendedor é o desprendimento para correr riscos, aceitar mudanças, inovações e pensar à frente. Posso
...