O Budismo
Por: Ju CM Silva • 6/4/2019 • Artigo • 848 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
RESUMO
Neste artigo propomos ao leitor compreender sobre o budismo, seu fundador e seus princípios, bem como descrever biblicamente por quais motivos não devemos seguir a esta religião.
PALAVRAS CHAVE: Budismo, religiões, nirvana.
INTRODUÇÃO
Muitas religiões estão à disposição da humanidade para ser seguida. Este artigo tem como finalidade analisarmos o que é e do que se trata o budismo utilizando a pesquisa descritiva. O objetivo é deixar claro no que se baseia e quais são os seus princípios, bem como o embasamento bíblico para acreditar ou não nesta religião.
DESENVOLVIMENTO
Budismo é uma religião e uma filosofia fundada por Sidarta Gautama mais conhecido como Buda, que nasceu na Índia há aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Foi um príncipe na região onde hoje se situa o Nepal. Seu pai Sudodana o criou para ser um grande guerreiro em volto de riquezas, deixando viver até seus 29 anos trancado no palácio, distante de tudo sem se quer saber o que era a morte, doenças e outras coisas mundanas. Certo dia Buda saiu do palácio e se deparou com sofrimento, morte e miséria, o que o deixou muito abalado, levando a questionar se existiria algo que pudesse superar o que havia visto naquela ocasião. Sentiu-se de tamanha compaixão que o levou a abandonar a vida que outrora tinha. Isolou-se em busca de respostas, abstendo-se de prazeres mundanos e meditando em demasia a fim de eliminar o sofrimento. Mas desta forma descobriu que essa prática apenas confundiria a mente ao invés de ajudá-la. Descobriu então que a libertação poderia vir com o equilíbrio entre o que vivera até seus 29 anos e o que viveu depois, que eram os excessos e luxos e depois a abstenção. Explica-se então o chamado “caminho do meio”, considerado um dos pilares do budismo.
As diretrizes do budismo são conhecidas como as Quatro Nobres Verdades: A verdade do sofrimento; que diz que tudo na vida é sofrimento, o viver é sofrer. A verdade da origem do sofrimento, que se há sofrimento é porque existe uma causa que são os desejos e apegos do homem. A verdade da cessação do sofrimento, que se cessarmos as causas podemos cessar o sofrimento, cessando os desejos. E a verdade para eliminar as causas dos sofrimentos, onde é necessário seguir o Nobre caminho Óctuplo que se resume em controlar a própria mente e não prejudicar os seres, praticando sempre o bem.
O atingir do fim do sofrimento é chamado de nirvana. Esta palavra designa a pessoa que está em um estado de paz interior que não se deixa afetar por influências externas. Estado de libertação. Ou seja, compreendeu e pôs em prática as Quatro Nobre Verdades.
O budismo possui cerca de 500 milhões de seguidores em todo mundo. Somente no Brasil são cerca de 250 mil. Possui também algumas ramificações. Para eles a nossa existência não termina com a morte. Ao morrer a mente desprende daquele corpo físico e renascerá em outro corpo. Este momento após a morte é conhecido como bardo. Este instante seria o ideal para a iluminação, onde reconhecem a natureza verdadeira da mente. Porém nem todos conseguem alcançar essa iluminação. Os ensinamentos budistas ensinam que o seu carma individual irá determinar isso. E o carma seria um acumulado nossas ações e pensamentos, sejam eles positivos ou negativos. Seu carma será determinante
...