O CONCEITO DE DERIVATIVOS
Resenha: O CONCEITO DE DERIVATIVOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianeR2 • 8/9/2014 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
O CONCEITO DE DERIVADA
Para compreendermos o conceito de derivada precisamos saber e entender o conceito de taxa de variação, taxa de variação média e taxa de variação instantânea. Esse conceito está presente no dia-dia das pessoas através de taxas, tais como objetos em movimento, crescimento de população de certa cidade, crescimento econômico e velocidade de corpos nas quais variam uma função, e como essa variação se faz essencial em um determinado momento, tornando assim um conceito de suma importância para a administração, economia e contabilidade.
Também ela é utilizada para calcular a inclinação da reta tangente a uma curva, Podendo ser realizada em vários setores, para calcular o inicio da trajetória de um avião até o custo mínimo e o lucro máximo de uma empresa, pois ela é um processo de analise, sobre as variações.
Colocando em pratica podemos dizer que a taxa de variação média pode ser calculada para qualquer função, pois não se trata somente de uma função de primeiro grau.
Podemos defini-la como um coeficiente angular da reta tangente à função, é a curva definida pela função F(x) e traçar uma reta que tangencie esta curva no ponto definido pelo par ordenado. Sabemos que o coeficiente angular da reta representa a taxa de variação graficamente, e essa função é dada por y = f (x) = m. x +b.
A taxa de variação instantânea está intimamente relacionada ao conceito de derivada, que por sua vez, é representada pela inclinação da reta tangente e é o limite aplicado na variação média, que também pode ser entendida como taxa de produção para intervalos de tempo, pois a taxa de variação média é útil para analisar o comportamento da produção, já taxa de variação instantânea, consegue explanar a produção de uma determinada hora, ou seja, não explanando dados médios de produção, mas sim, a produção real de certo momento/hora.
...