O CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Por: ADEILD • 1/5/2015 • Projeto de pesquisa • 556 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
CONSTRUÇÃO DO CONHECMENTO: UMA CONSTATE NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
JUSTIFICATIVA
A construção do conhecimento proporciona-se a quebra de paradigmas, expandindo-se as possibilidades e integra-se às transformações e progressos que atualmente catalogam o convívio profissional, social e pessoal. Deste modo, se faz necessário ampliar a formação profissional habilitando-se em linhas que propiciem aprofundamentos e melhoria no exercício profissional, expandindo a visão docente e engajando-se em leitura de mundo, de valores e de humanização sendo indispensáveis tanto na vida pessoal quanto profissional. Inserindo neste contexto as temáticas relacionadas ao ensino da matemática como ferramentas enriquecedoras e necessárias à prática docente.
A cada instante os desafios que são manifestados são diversos, desta forma, se faz necessário ampliar os conhecimentos estando abertos ao novo, à construção do conhecimento, as inovações e como os seres humanos aprendentes procuram melhorias para enfrentar os desafios.
PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a importância se de se está em busca de novos conhecimentos a respeito do ensino da matemática?
OBJETIVO GERAL
- Compreender a relevância de estar em constante formação em uma sociedade que está em constante transformação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a importância de esta em constante formação para a vida pessoal e profissional;
- Saber que é imprescindível à busca de novos conhecimentos matemáticos para se ter uma carreira próspera;
REFERENCIAL TEÓRICO
As transformações políticas, econômicas e culturais que incidem na sociedade, ultimamente, e o amplo volume de informações estão se refletindo no ensino, especialmente no ensino da matemática.
Busca se hoje a educação baseada na interlocução dos sujeitos, para a construção do conhecimento que expressa à realidade cotidiana, pessoal e coletiva, em interação com saberes prévios. A construção do saber pedagógico deve-se dar pela troca de experiências de vida, constituindo ações em parceria e formando professores-pesquisadores da prática, que busquem dar unidade aos saberes fragmentados e fundar uma comunidade científica (MARQUES, 1999, p.15).
Entende-se que a melhor maneira de se chegar a essas transformações na escola e na educação é abranger o doente em ações que deem prioridade a vivência da reflexão a respeito às práticas pedagógicas de cada um procurando, desta maneira, a constituição de uma práxis coesa com o atual momento e necessidades do contexto onde está inserido.
Portanto, de acordo com NÓVOA (1995 p.28-31):
A formação de professores deve ser concebida como uma das componentes da mudança, em conexão estreita com outros setores e áreas de intervenção... A formação não se faz antes da mudança, faz-se durante, produz-se nesse esforço de inovação e de procura dos melhores percursos para a transformação da escola... Toda a formação encerra um projeto de ação. E de transformação. E não há projeto sem opções. As minhas passam pela valorização das pessoas e dos grupos que tem lutado pela inovação no interior das escolas e do sistema educativo.
...