O Caso Swatch
Por: Amanda Garcia • 10/9/2019 • Trabalho acadêmico • 975 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ALANIS DA SILVA OLIVEIRA
AMANDA GARCIA
CLAYTON ANDRE DE SOUZA
LIBANIA FERNANDA RIBEIRO
PRISCILA VIEIRA FERNANDES
RENATO MESSIAS HERNANDEZ
SWATCH
Tatuí, SP
2° semestre/2019
ALANIS DA SILVA OLIVEIRA
AMANDA GARCIA
CLAYTON ANDRE DE SOUZA
LIBANIA FERNANDA RIBEIRO
PRISCILA VIEIRA FERNANDES
RENATO MESSIAS HERNANDEZ
SWATCH
Trabalho apresentado à disciplina de Modelagem de Processos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, período noturno, da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, para aprovação sob a orientação da Professor Dr. Antônio César Silva Sacco.
Tatuí, SP
2° semestre/2019
Sumário
1 INTRODUÇÃO4
2 HISTÓRIA4
3 CONTRIBUIÇÃO NA FUNÇÃO MARKETING5
4 FUNÇÃO PROJETO DO PRODUTO 5
5 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 5
5.1 Modelagem de Processo da Swatch6
5.2 Mudanças no processo 6
5 SWATCH EM CONTRASTE AS CONCORRENTES 6
5 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS7
- INTRODUÇÃO
Os relógios Suíços são caracterizados pela delicada arte da fabricação, dessa forma ganharam notoriedade e glória no mundo inteiro, mas até a década de 80 os líderes do mercado acreditavam que o item era um instrumento técnico, uma espécie de relíquia a ser passada por gerações, como resultado, produziam relógios de alta qualidade, em pequenas quantidades e a preços exorbitantes.
Com a concorrência acirrada, principalmente pelas técnicas de produção em massa de indústrias japonesas, a fim de trazer inovação com seus relógios digitais, por preços abaixo do mercado, o tradicionalismo Suíço se viu preso em um paradigma.
Contrariamente esse contexto, Nicolas G. Hayek, trouxe a redenção ainda na década de 80, com a astúcia percebeu uma nova estratégia, a produção de relógios feitos em plásticos, com um preço acessível, na época a novidade foi capaz de reerguer a indústria Suíça, e até os dias atuais é conhecido como caso Swatch.
2. HISTÓRIA
Na década de 80, com a crise cada vez mais crescente e colocando em risco o país, os bancos suíços se viram obrigados a intervir. Desse modo, os banqueiros chamaram Nicolas G. Hayek, na função de consultor de negócios, para gerir a fusão das líderes no ramo de produção de relógios, a ASUAG e SSIH, nasce assim a ideia Swatch.
Frente a seu tempo, Hayek liderou a recuperação e sua inteligência foi decisiva e fundamental, ele observou potencial nos relógios feitos em plásticos, dessa forma trouxe esse conceito que só agregou em seu plano estratégico, em vista de ter um custo baixo e a fabricação poder ser em grandes quantidades.
Em 1983, foi lançado a primeira coleção contendo doze modelos Swatch, com uma ideia totalmente inovadora, casual e divertida, o que logo conquistou uma fatia significativa do mercado interno e externo, e virou tendência de moda.
Como resultado, a marca se consolidou na modernização, e após a completa fusão, a marca é registrada como Grupo Swatch, e Hayek assume a presidência em 1986 até sua morte em 2010
3. CONTRIBUIÇÃO NA FUNÇÃO MARKETING
Marketing em sua definição, é a estratégia empresarial de otimização de lucros, por meio de adequação da produção e oferta de bens ou serviços, nesse contexto a contribuição exercida para o sucesso Swatch foi recolocar a marca em um novo panorama de mercado.
Segundo Hamel e Prahalad (1995, p. 103), a ideia do Swatch nasceu não de uma análise financeira cuidadosa, mas do desejo de reconstruir o setor de relógios da Suíça, um objetivo com apelo emocional óbvio para qualquer cidadão suíço ou europeu.
Voltado para uma visão inovadora, que logo conquistou os consumidores jovens, com o custo de aquisição acessível, sem perder a elegância e qualidade, de tal modo que o produto passou a ser, não só um mero relógio, mas um item de moda indispensável à época.
Dessa forma, o marketing favoreceu de forma positiva e agregou valor inestimável ao bem produzido.
4. FUNÇÃO PROJETO DO PRODUTO
...