O Circuito Holistico
Por: brun0071 • 4/12/2015 • Seminário • 3.450 Palavras (14 Páginas) • 203 Visualizações
Universidade anhembi morumbi
Bruna barbosa
isabella paraguassú
marcelo leveghim
priscila inácio
PROJETO INTEGRADO II: TURISMO
CIRCUITO HOLÍSTICO
São Paulo
2015
PROJETO INTEGRADO II: TURISMO
CIRCUITO HOLÍSTICO
Projeto Integrado apresentado, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.
São Paulo
2015
FOLHA DE AUTENTICIDADE
“Nós confirmamos que nenhuma parte desse trabalho, exceto onde claramente indicadas e referenciadas, foram copiadas de trabalhos pertencentes a qualquer outra pessoa, exemplo, livro, apostila ou outro aluno. Nós estamos cientes que conforme a Lei nº 9.610/98 do Código Penal no Direito Civil, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, a cópia de trabalhos de outra pessoa sem a própria forma de referência poderá acarretar em penalidades jurídicas previstas na Lei e em atos disciplinares pela Universidade.”
INTRODUÇÃO
Na correria em que vivemos na sociedade atual, acabamos perdendo o tempo que temos para pensar e cuidar de nós mesmos. Uma rotina de estudos, trabalho, casa e família fazem com que o tempo para o indivíduo trabalhar e cuidar do seu corpo e mente, sejam deixados de lado, ocasionando uma série problemas físicos e mentais ao longo do tempo.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Identificamos como tema para nosso projeto um roteiro Holístico, que tem como segmento o Turismo de Espiritual/Saúde em uma outra vertente: considerando que o ser tem quatro cones fundamentais, o mental, emocional, físico e espiritual, a ideia é a de introduzir em uma vida urbana o bem-estar a partir deste conceito holístico, fornecendo a partir daí novas ferramentas para lidar melhor com o estresse, ansiedade e problemas, entrar em contato com meios de alcançar o equilíbrio entre os quatro cones acima mencionados, sem ter que sair da cidade para isso.
Em pesquisa, reconhecemos como roteiro holístico alguns roteiros místico-culturais desenvolvidos em outros países, como viagens a Machu Picchu, no Peru e em Açores, em Portugal por exemplo. Com o contexto de “Uma forma diferente de viajar aos lugares de poder ou centros magnéticos (chakras) da Terra, harmonizando roteiros culturais (mente), ecológicos (corpo) e de crescimento interior (espírito)”, identificamos a mesma busca, trazendo para uma outra realidade a busca pelo equilíbrio entre os cones mental, emocional, físico e espiritual. Esses roteiros foram desenvolvidos por um grupo com coordenação de Ivonete Auricchio e guia acompanhante MiriaUliano, em viagens que aconteceram em 2012.
Outro trabalho do mesmo segmento que chamou a atenção foi o do grupo Holístika, que desenvolve seu trabalho em Açores, mais precisamente na Ilha de São Miguel. O casal que desenvolve o trabalho- Lisa, uma psicóloga e Jorge, licenciado e apaixonado pelo Turismo- apresentam em sua página como “propósito inovador, a promoção do Turismo Holístico, oferecendo a todos os participantes uma ligação privilegiada com a natureza circundante”, onde mais uma vez é abordada a busca por “expandir a consciência individual e global através de encontro entre indivíduo e mundo natural, espelho de sentidos e significados, considerando como propósito criativo - o retorno à essência”. O propósito é alcançado através de tours por lugares como o Vale Encantado de Furnas e um picnic para apreciar o pôr-do-sol na costa oeste da Ilha, por exemplo, além de disponibilizar em sua página descrições que introduzem o leitor ás principais técnicas holísticas como o Reiki, a Hatha Yoga e o Tai Chi Chuan, criando uma atmosfera que imerge aquele que lê em um verdadeiro mundo holístico.
É fato que o homem contemporâneo é imediatista e por isso sofre quando não consegue realizar seus objetivos. Isso está enraizado na vida das pessoas atualmente, e a busca pelo reencontro e equilíbrio tornou-se situação urgente para o bem-estar e evolução enquanto ser humano.
Questiona-se nessa linha de raciocínio: O que é preciso incorporar ao cotidiano para amenizar esse turbilhão de pensamentos e necessidades e alcançar a tão sonhada paz de espírito?
Práticas como a meditação, programas de estudo e retiros que serão apresentados ajudam a reduzir o estresse, contribuem para superar ansiedade e preocupações, trazem calma interior e sensação de bem estar, dão clareza para resolver nossos problemas, ajudam a lidar com pessoas e situações desafiadoras.
Existem alguns estudiosos na área, inclusive a Rede Internacional Unipaz que, foi criada para, dentro de uma rede de campi e de um movimento mundial com as pessoas e instituições afins, disseminar uma Cultura de Paz entre os vários segmentos sociais, promover a inteireza do ser e a ampliação de consciências divulgando o paradigma holístico. A sede da Reitoria da Universidade é em Brasília e fazem parte dela grandes nomes como Roberto Crema, antropólogo e psicólogo do Colégio Internacional de Terapeutas, que é Reitor da Unipaz.
A Revista Terapia Holística também é uma referência no assunto e coloca em evidência diversos temas relacionados ao assunto, com a premissa do acesso justo à educação continuada e a todas as demais formas de conhecimento que conduzem ao aprimoramento do capital humano, habilitando indivíduos e suas organizações a maximizar seus potenciais pessoais (profissionais, inclusive...) resultando em maior qualidade de vida para todos.
Partindo desse pressuposto e pesquisa, encontramos para integrar nosso roteiro o Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi, que nos deu a linda ideia de explorar a tendência da busca pela paz e equilíbrio, a necessidade cada vez maior que o homem contemporâneo tem de buscar o autoconhecimento e alternativas para se equilibrar entre práticas e o cotidiano acelerado da vida paulistana.
Então a ideia é introduzir aqueles que querem iniciar-se na prática da meditação e de fato inseri-la em um contexto de vida saudável, combinando a introdução de diversas práticas holísticas em um dia, demonstrando que é possível buscar a paz em meio ao caos, e ainda mais: que as pessoas podem em apenas um dia, ao invés de viajarem por falta de tempo e/ou dinheiro, tenham um respiro em meio a essa pressa, vivenciando esse circuito.
Todos os participantes do roteiro receberão um material desenvolvido entre o grupo e os órgãos participantes (professora de yoga, Centro Kadampa Mahabodhi, restaurante, guia de meditação) que esclarece, propaga e incentiva ás práticas individualmente, pós vivência.
...