O Comhecimento Metodologia Científica
Por: Thacy Trindade • 7/9/2019 • Trabalho acadêmico • 689 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Universidade Federal do Oeste do Pará
Yanna Nicole Trindade Rocha
Trabalho de Metodologia Científica
O que é conhecimento
Santarém, PA
2018
Introdução
Como? Por quê? E perguntas afins, já norteiam a sociedade desde os seus primórdios O ímpeto de tais questionamentos gera o que todos conhecem como conhecimento, que nada mais é a relação do sujeito cognoscente (o que busca conhecimento) com o objeto conhecido (o que está em processo de conhecer), ou seja, a relação de um organismo que manifesta interesse em um objeto que lhe salta a observação.
Ramificado em quatro grandes áreas, o conhecimento pode ser: popular, científico, filosófico ou religioso (teológico). Cada um contendo características particulares, algumas delas ordenadas, segundo Trujillo (1974-11 apud LAKATOS, 2003, p. 77-76), na tabela a seguir:
Conhecimento Popular
Conhecimento Científico
Conhecimento Filosófico
Conhecimento Religioso(teológico)
Valorativo
Real(factual)
Valorativo
Valorativo
Reflexivo
Contingente
Racional
Inspiracional
Assistemático
Sistemático
Sistemático
Sistemático
Verificável
Verificável
Não-verificável
Não-verificável
Falível
Falível
Infalível
Infalível
Inexato
Aproximadamente exato
Exato
Exato
________________
Conhecimento popular
Também chamado de vulgar ou empírico, diz-se popular todo conhecimento na qual o sujeito cognoscente agrega às ideias que lhe foram repassadas de geração em geração, as experiências alheias tomadas a partir da consciência do mundo material que o cerca.
De acordo com Lakatos (2003), se tomarmos o conhecimento popular como “bom-senso” (tirando apenas o caso do conhecimento mítico), admitir-se-á que juntamente ao conhecimento científico, o bom-senso seja racional e objetivo. Os dois se diferem, por sua vez, quanto aos ideais de objetividade e razão, pois é necessária a obtenção de uma visão clara e impessoal da realidade através da formulação de hipóteses que vão além da experiência cotidiana e percepção sensorial comum. Além do ideal de racionalidade, obtido através de teorias muito mais ligadas à ciência do que a fatos aleatoriamente colhidos e frouxamente interligados.
Torna-se visível, portanto, a limitação do conhecimento popular quanto à razão e objetividade. Dentre outras características, o vulgar é também superficial (é raso quanto à natureza do conhecimento), sensitivo (está ligado a emoções e sensações do indivíduo), subjetivo (cada sujeito é responsável por organizar o que lhe é passado e o que adquire por ele mesmo), além de assistemático (seu objetivo principal não é organizar as informações) e acrítico (nem sempre será criticado prioritariamente a veracidade do que se é passado).
Conhecimento Científico
De uma forma sistematizada e racional, o conhecimento
...