O Curso de Farmácia Hipertrofia e Hipotrofia
Por: Giovanna Souza Santos • 13/6/2022 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
Centro Universitário de Patos de Minas
Curso de Farmácia
Hipertrofia e Hipotrofia
Ana Caroline
Giovanna dos Santos
Maria Virgínia
Mateus Mendes
Nathállya
Núbia
Tatielly Crisley
Tifany Oliveira
Patos de Minas - MG
2022
Adaptação celular é uma alteração reversível em número , tamanho, fenótipo e até mesmo a atividade metabólica, mas é importante enfatizar que essa alteração só vai ser reversível, desde que retire o estimulo que está causando essa adaptação celular. Essas adaptações podem ser Patológicas ou fisiológicas.
Patológica: quando o estresse que estiver causando essa adaptação não for da fisiologia normal do nosso corpo , e por isso a célula ao se adaptar a esse estresse anormal, ela tem que sair da sua fisiologia normal para continuar viva e, então, conseguir fugir de uma lesão celular.
Fisiológica: quando o estímulo que causar essa adaptação for um estímulo normal do nosso corpo, como por exemplo os estímulos hormonais durante a gravidez , porque durante esse período temos a proliferação de células do útero.
A primeira adaptação celular que vamos falar é a Hipertrofia, que é o aumento do volume das células que resulta em aumento do tamanho do órgão. Ela vai acontecer em células que tem uma capacidade muito limitada de fazer divisão celular. Quando esse tipo de célula tem essa capacidade limitada ou está trabalhando muito ou quando recebe algum estímulo hormonal, ela acaba crescendo de tamanho, e esse crescimento vai se dar devido ao aumento de substâncias citoplasmáticas como organelas e até mesmo proteínas citoplasmáticas.
Os fatores que estimulam a hipertrofia pode ser :
·Aumento da demanda funcional do órgão: por exemplo quando uma pessoa passa a requerer mais contração muscularem seu cotidiano devido a prática de atividade física, as células musculares iniciam o processo de hipertrofia para atender essa demanda fisiológica;
· Fatores de crescimento;
· Estímulos hormonais;
Causas da Hipertrofia:
Ela pode ser classificada como fisiológica ou patológica, em relação a sua causa, além dos diversos fatores que a influencia .
Hipertrofia Patológica: Um exemplo que podemos citar é o aumento do coração em decorrência da hipertensão ( aumento da pressão arterial) . Esse aumento se dá em resposta ao estiramento e a hormônios adrenérgicos, aumentados durante o estresse. Tais fatores, estimulam a síntese de mais miofibrilas, aumentando a força de contração e maior desempenho. No entanto se o estímulo não cessa, ou seja, o indivíduo não reduz o estresse sobre o qual está vivendo ou controla sua pressão arterial, pode haver uma hipertrofia continuada, que vai ser limitada pelo suprimento de ATP pelas mitocôndrias, podendo haver degenerações celulares e/ou ocorrer a dilatação ventricular e a consequente falência cardíaca
...