O Custo de Tarifas Logísticas
Por: Quelen Coelho • 20/3/2024 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 49 Visualizações
UNIJORGE
GEORGE PINHEIRO DE JESUS
CUSTO DE TARIFAS LOGÍSTICAS
CAMAÇARI
2024
Não temos como iniciar a participação neste fórum sem falar na importância de se fazer todo o mapeamento dos custos logísticos, sejam eles fixos ou variáveis.
Dentre os fixos pode-se apresentar: salários, custo de aluguel de armazenagem, energia elétrica, manutenção da frota e depreciação de máquinas utilizadas no processo. Custos variáveis podem ser: abastecimento dos veículos da frota, fretes terceirizados, embalagens de produtos, impostos e tributos.
É uma necessidade de haver uma gestão logística eficiente e o primeiro passo é o mapeamento completo da operação, pois isso ajudará a ter uma certeza dos processos e seus gaps. A partir disso é possível a identificação dos pontos de atenção, os estão os maiores custos e o que é necessário investir. Apenas quando entender o melhor fluxo de atividades o gestor poderá tomar as medidas para potencializar tarefas e otimizar o uso de recursos.
Para vencer nesse cenário, as empresas estão adotando cada vez mais a logística como obtenção de vantagens competitivas, com isso, a logística deixa de ser apenas a movimentação interna ou externa dos materiais produzidos ligando a fábrica aos armazéns e posteriormente às lojas, no uso da Supply Chain Management a logística passa a ser a entrega dos produtos no tempo certo, na quantidade certa, no lugar certo e da maneira correta, e aí sim temos então a redução de custos. (DotSe, s/d)
Para que a empresa logística consiga trabalhar de forma eficiente todo o seu processo com objetivo de se tornar competitiva em toda a sua logística frente aos concorrentes diretos, é necessário haver uma gestão de todo o processo de materiais, no decorrer do texto serão apresentadas três ferramentas essenciais que impactam, de forma positiva, na competitividade da empresa.
Ao utilizar a ferramenta de gestão “indicadores de desempenho” para medir se uma ação ou conjunto de iniciativas está realmente atendendo aos objetivos da empresa, poderá saber em qual fase logística as decisões propostas estão surtindo efeito.
Outra ferramenta de gestão bastante utilizada na logística é o conceito da “Curva ABC”, que ajuda a classificar as informações e as ordenar de acordo com o seu grau de importância – ou seja, identifica o que é mais ou menos importante no processo e o que tem maior ou menor valor, na cadeia.
Por fim, pode-se apresentar a ferramenta da “tecnologia” como sendo essencial à gestão logística eficiente. Sendo processos automatizados menos suscetíveis a erros, eles são mais rápidos, exigem a atuação de menos profissionais, melhoram a comunicação entre os setores e aumentam a produtividade. Há ferramentas tecnológicas que aperfeiçoam gestão logística de diferentes formas. Como exemplo: Investir na roteirização das entregas. Um software roteirizador permite planejar rotas para que aconteça um deslocamento mais eficiente, com um tempo menor e visando a redução de custos operacionais logísticos.
...