O DIAGNÓSTICO DE UMA EMPRESA NO RAMO FARMACÊUTICO
Por: Murillo Mariano • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 5.802 Palavras (24 Páginas) • 258 Visualizações
INTRODUÇÃO
Vivemos numa sociedade tecnológica, onde há todo momento novos produtos e serviços são criados, mas também vivemos numa era em que nos deparamos a todo o momento surgem novas doenças e novos medicamentos são lançados.
Nesse sentido é que esse trabalho aborda assuntos referentes a uma empresa do ramo farmacêutico, pois quando se trata de saúde humana, é imprescindível que as pessoas tenham suas necessidades sanadas o mais rápido possível.
Tudo isso está relacionado com assuntos como logística internacional, já que muitos medicamentos e produtos correlatos são importados de outros países, onde estão sediados os maiores e melhores laboratórios para produção de medicamentos e afins.
Ainda, como tema relacionado a esse ramo de comércio, é preciso realizar compras e vendas a todo instante. É aí que entra o processo de negociação, que garante ou não, uma boa compra, dependendo do negociador, se seu estilo de negociação está pautado na política do ganha-ganha ou não.
Esse processo de logística internacional e de negociação, não pode acontecer de qualquer forma, ainda mais em se tratando da saúde humana. Por isso, existe a legislação que regulamenta todos os processos e também a legislação específica aplicada a logística e ao ramo farmacêutico.
Neste cenário, outro ator entra em cena, ou seja, a preocupação com a sustentabilidade, traduzidos na logística verde e na logística reversa, que buscam uma produção limpa e o correto descarte dos resíduos produzidos em todo o processo.
Buscando essa sustentabilidade e também a competitividade as empresas modernas investem ainda numa produção e numa logística enxutas, tendo como meta a eliminação de desperdícios e perdas.
Todo esse contexto é apresentado neste trabalho, que, para incrementar mais o estudo, vale-se também de um diagnóstico empresarial de uma empresa do ramo farmacêutico, interligando os conhecimentos teóricos apresentados no referencial, aliados à práticas administrativas e logísticas, desenvolvidas nas laudas a seguir.
DESENVOLVIMENTO
Este capítulo apresenta todo o desenvolvimento deste estudo, esclarecendo os principais conceitos de logística internacional, negociação em compras, legislação aplicada à logística e tópicos especiais em logística, bem como relatando o diagnóstico organizacional de uma empresa no ramo farmacêutico, tudo interligado com os conceitos das disciplinas estudadas.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A logística internacional aborda conceitos referentes aos processos de importação e exportação e tudo que engloba esses processos.
Dessa forma, é importante destacar alguns conceitos relacionados à logística e como ela se aplica ao ramo Farmacêutico, tema do estudo.
Segundo Araújo (2005), o termo logística está sendo muito utilizado ultimamente e é muito comum, sobretudo para o leigo, conceber a logística como o transporte final na distribuição de produtos em grandes centros urbanos, denominando as empresas que prestam esse tipo de serviço como empresas de logística. Na verdade, não são. Elas prestam um tipo de serviço que é uma fatia da logística, vista de modo mais amplo.
A logística é mais do que somente o transporte. Nunes define muito bem a logística atual:
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos de produtos ou serviços de informações e financeiro, desde a obtenção das matérias-primas, passando pela fabricação e satisfazendo os clientes em suas necessidades de tipo, tempo e lugar, através da distribuição adequada, com custos, recursos e tempos mínimos. (NUNES, 2001, p.36 apud SCHIMITT, 2002, p.18).
Os conceitos de logística deixam bem definido que a logística não se traduz somente no transporte, ela vai além, pois engloba outros processos, como estoques, armazenamento e distribuição dos produtos.
Trazendo os conceitos para o ramo farmacêutico, observa-se que os mesmos são utilizados da mesma forma que em outros ramos de atuação, o que muda é o enfoque do produto, ou seja, tudo é direcionado para o ramo farmacêutico, obedecendo alguns itens mais específicos como o cuidado com a armazenagem dos medicamentos e produtos correlatos.
Dentro da logística, existe a logística internacional que participa ativamente nos processos de importação e exportação de mercadorias.
Nesse sentido, esclarece-se como acontece o processo de importação de matéria-prima, processo logístico e barreiras alfandegárias.
O processo de importação, segundo Tosta et al (2013, p. 21):
Engloba diversas etapas, que vão desde a pesquisa de mercado para definição da importação ou não de uma determinada mercadoria, até a fase do encerramento do processo, quando a mercadoria já fora entregue e os trâmites burocráticos cumpridos.
O processo de importação, independente do produto que se vai importar, deve obedecer algumas regras básicas e providenciar a documentação geral.
Essas regras e documentação básica, estão descritas em legislação específica. São vários documentos e licenças necessárias para a importação.
No caso de importação de matéria-prima para a fabricação de medicamentos ou do próprio medicamento, a ANVISA (2006), esclarece que o insumo que chega ao país pode ser fracionado por uma empresa, distribuído por outra, e processado em uma terceira, para, só então, ser transformado em medicamento. O processo logístico é complexo, mas não impede que o consumidor final exija sempre uma alta qualidade do produto que consome.
Além do processo logístico ser complexo, ainda existem, no processo de importação, barreiras alfandegárias, que na visão de Silva (2006, p. 15) “surgem diante da necessidade dos países fazerem frente à concorrência e, daí, utilizarem artifícios que acabam por gerar barreiras para a atividade do comércio internacional.”
Essas barreiras, podem ser tarifárias ou não tarifárias. As tarifárias são as que traduzem em impostos e taxas, enquanto que as não tarifárias são impostas por meio, por exemplo, da proibição de entrada de algum produto específico no pais.
Continuando o processo de importação, alguns procedimentos alfandegários são necessários à importação, e especificamente para a importação de matéria-prima para a produção de medicamentos.
Os procedimentos alfandegários necessários para a importação, são apresentados resumidamente no quadro/figura abaixo:
...