O Desafio Na Pratica Educativa
Pesquisas Acadêmicas: O Desafio Na Pratica Educativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sofiazwirtez • 26/3/2015 • 707 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO IACS - TAQUARA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO
Andressa C.de Lima -447693
Deise V. Karnopp Peixoto -446190
Franciela Farias -7581648502
Marília Fernanda Azevedo – 447398
Shana Muriel Ferreira – 405379
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Janaína Silveira de Oliveira
Taquara
2014
O DESAFIO NA PRÁTICA EDUCATIVA
Os aspectos evidenciados em relação à articulação entre teoria/prática, e a contextualização do ensino enriquecido e sustentado pela ação crítica e reflexiva, tanto do aluno quanto do professor. Durante todo o processo que antecipou a confecção da nossa ATPS buscando informações e realizando os relatórios de acordo com o que vivenciamos, compreendemos que o ato de ensinar é uma opção que está diretamente vinculada a ação das práticas que realizamos em sala de aula. Tudo o que vivenciamos nos possibilitou a clara visão de que é na escola que se aprende a concepção de mundo, e ao entendermos a escola como sendo um ritual de passagem de um ambiente estritamente familiar para um de caráter social como um todo, sentimos a responsabilidade de sermos educadores.
Quando elaboramos nosso Projeto procuramos aliar o lúdico com situações cotidianas que por sua vez a criança irá aplicar durante a vida, pensamos em cada aluno e nos desafios diários, consideramos alguns aspectos como a adequação dos conteúdos de acordo com a idade, a sequência e a integração.
Ao pensarmos na importância da didática para a prática educativa somos levadas a analisar a realidade do ensino a respeito de “como” e “para quem” ensinar, daí a maneira como colocamos a emoção e a técnica ao trabalharmos com seres em desenvolvimento.
“Se uma criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”
Contextualizando esse pensamento de Pedro Demo, evidenciamos a necessidade do cuidado que devemos ter ao escolhermos os conteúdos de aprendizagem de acordo com a idade e incentivá-los à pesquisa e fazer despertar o espírito questionador na criança e mesmo com as novas tecnologias é um grande desafio inserir a pesquisa e elaboração própria de cada aluno. No campo das práticas pedagógicas, aproveitar o instinto curioso da criança ao aproximá-lo da pesquisa como cultivo do saber pensar não pode ser considerado uma dicotomia.
O saber pensar inclui sempre o saber intervir e a melhor coisa para uma teoria é uma boa prática, onde os horizontes sejam compartilhados. Piaget
...