O Direito E Suas Ramificações
Dissertações: O Direito E Suas Ramificações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IsabelAdna • 25/9/2014 • 534 Palavras (3 Páginas) • 1.129 Visualizações
Em resumo o Direito Público pode ser explicado com um grande conjunto de normas de natureza predominantemente pública, na qual o Estado atua com seu poder, por ser um tema de relevante interesse social e organizacional da sociedade. Já o direito privado há uma prevalência do interesse particular, pois visa disciplinar as relações inter-individuais.
3- O DIREITO E SUAS RAMIFICAÇÕES.
Assim podemos citar e conceituar algumas das várias subdivisões do direito público.
O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estuda os princípios e normas que estruturam o Estado e garantem os direitos do homem, estando os demais ramos do Direito a ele subordinados. A Constituição e suas leis complementares consubstanciam os princípios e normas do Direito Constitucional, formando o que se denomina direito constitucional objetivo. Bem se percebe que o Direito Constitucional é de natureza "estrutural", e não "relacional", porque visa, antes e acima de tudo, a estruturar o Estado egarantir os direitos dos súditos - como acontece com osprincipais ramos do Direito Público.
Direito administrativo - Conjunto Harmônico de princípios e normas Jurídicas que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas, tendendo a realizar concreta, direta, e indiretamente os fins desejados pelo Estado.
Direito Penal - Conjunto de princípios e regras jurídicas que têm por objeto a determinação das infrações de natureza penal e suas sanções. Finalidade do Direito Penal: "Proteção dos bens jurídicos essenciais aos indivíduos e a sociedade"(Luiz Regis Prado)
Direito Ambiental - O Direito Ambiental é a área do conhecimento jurídico que estuda as interações do homem com a natureza e os mecanismos legais para proteção do meio ambiente. É uma ciência holística que estabelece relações intrínsecas e transdisciplinares entre campos diversos, como antropologia, biologia, ciências sociais, engenharia, geologia e os princípios fundamentais do direito internacional, dentre outros.
Direitos Processuais Algumas subdivisões do Direito Privado, ou porque não dizer, algumas instituições do direito privado:
O direito civil é o principal ramo do direito privado. Trata-se do conjunto de normas (regras e princípios) que regulam as relações entre os particulares que se encontram em uma situação de equilíbrio de condições. As demais vertentes do direito privado, como o direito do trabalho, o direito comercial e o direito do consumidor encontram sua origem no direito civil, sendo dele separados com a finalidade de buscar a proteção a uma das partes, seja por ser ela concretamente mais fraca que a outra (como o trabalhador e o consumidor), ou por ser ela merecedora de uma proteção em virtude de sua função sócio-econômica (o comerciante/empresário).
O direito do consumidor é um ramo do direito que lida com conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores, e que se encontra desenvolvido na maior parte dos países com sociedades de consumo e sistemas legais funcionais.
O direito comercial, antes definido como mero regulador dos comerciantes e dos atos de comércio, passou a atender à atividade, sob a forma de empresa, que é o atual centro do direito comercial.
...