O EGO para JUNG
Por: Lorena Pereira • 14/11/2018 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
O EGO para JUNG é o centro da consciência e não o centro da personalidade como defendia FREUD. Para Jung o EGO é uma estrutura psquiquica que funciona como um gerente de aspectos conscientes da mente (informações e os processos mentais para os quais podemos direcionar a atenção de forma deliberada). Exemplo: Tudo que você está pensando, vendo, ouvindo ou sentindo de forma objetiva são aspectos conscientes.
O material do ego não embarca da infancia em algum compartilhamento secreto da sua mente, esse tipo de material se relaciona com outra estrutura o SELF que é o centro da personalidade para jung ( processos conscientes/inconsceientes ) é insconscientes que os aspectos da pesonalidade não devem ser expandidos, pois pode haver um adoecimento psicologico.
Inconsciente Pessoal são as experiencias individuais e reprimidas como traumas e frustrações
Inconsciente Coletivo tem suas raises no passado de toda humanidade, ou seja, são sempre passados adiantes da nova geração, os mesmos para todas as pessoas de todas as culturas, conceitos universais relacionados a deuses, maternidade, água. Conteúdo psíquico não estão adomercidos em nos, como mitos, ideologias e ideias. Temos certas tendencias e predisposições diantes de certas disposições
Arquetipos são elementos que surgem a partir de ideias inatas, portanto eles possuem uma base biologica. Ele só é ativado a partir das experiencias ligas a ele. Possui elementos bastante individuais e pessoais.
PERSONA = é formada pelos aspectos da personalidade que mostramos publicamente, todos precisamos representar um papel dentro que a sociedade espera de nois, obdece exigencias sociais. Unicidade/exigencias da vida social
SOMBRA = é o que engloba todos os aspectos da personalidade, recusamos a reconhecer (Jung afirma que para nos esforçarmos para conhecer nossas sombras) é mais facil enxergar nos outros o que é a de mal e mais feio em nos.
ANIMA = aspectos femininos que repersenta o lado feminino do homem, sentimentos/emoções. Psicologicamente bissexuais, possui uma imagem global da mulher. Os homens projeta suas animas nas mulheres que ele pretende escolher.
ANIMUS= lado masculino da mulher, pensamento e racionalidade
Atitudes (agir de determinada forma, jung afirmava que temos a
Introversão nosso mundo interno (fantasia, desejos, tendencias )
Extroversão mundo externo
função
pensamentos é atividade inteluctual que desencadeia ideias, é predomerante
sentimentos avaliar o acontecimento e uma ideia, atividades concientes
sensação receber estimulos por meio externo
intuição relacionada a percepção que está alem da conciencia
Metodo de associação de palavras.
...