TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito Da Concentração Dos Reagentes Na Velocidade Das Reações Químicas

Artigos Científicos: O Efeito Da Concentração Dos Reagentes Na Velocidade Das Reações Químicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  4.800 Visualizações

Página 1 de 2

Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Não existe uma velocidade geral para as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade especifica. Algumas são lentas e outras são rápidas, isso porque a velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores e superfície de contato.

O fator da concentração das substâncias reagentes só tem sentido quando um dos reagentes for sólido.

Exemplo:

Fe (prego) + H2 SO4 (aq) → FeSO4 (aq) + H2 (g) (V1)

Fe (limalha) + H2SO4 (aq) → FeSO4 + H2 (g) (V2)

Na segunda reação a área de contato é maior. Portanto V2 > V1

A velocidade das reações químicas proporcionais à concentração dos reagentes é expressa pela Lei da ação das massas ou Lei cinética:

V = k [ A ] α [ B] β

Onde,

K = constante cinética [ A ] e [ B ] = concentrações molares α e β = ordens cinéticas

Uma amostra de palha de aço reage mais rápida com ácido clorídrico concentrado do que com ácido clorídrico diluído. Isso acontece porque quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas.

Para constatar isto, podemos citar o exemplo de quando temos uma brasa queimando e queremos que essa combustão se processe mais rapidamente, neste caso nós abanamos a brasa para que a corrente de ar retire a cinza que está sendo formada na combustão, facilitando o contato do oxigênio com a brasa. Dessa forma, aumentamos o contato entre os reagentes e aceleramos a reação de combustão.

Resumidamente podemos dizer que quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.

Quando trabalhamos com gases, uma forma de aumentar a concentração dos reagentes é diminuir a pressão. Quando fazemos isso, diminuímos o volume e, consequentemente, há um aumento nas concentrações dos reagentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com