TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  31/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALUNOS: PATRÍCIA NUNES, FERNANDO,MARCIA,LUANA.

DATA: 16/04/2018

PROFESSORA PRESENCIAL: JANAINE

TEMA

 FORMA DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. 

Uns dos maiores problemas do mundo é o lixo, pois várias cidades têm dificuldades em livrar-se adequadamente dos resíduos gerados, e que aumentam progressivamente como conseqüência do avanço do consumo não consciente. Todo lixo tem uma origem, o lixo reflete o desperdício produzido por nos, denominado de resíduo domiciliar.

Caracterizado pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública, o lixão é uma forma inadequada de disposição final do lixo. 

Os lixões são responsáveis por alguns problemas urbanos, como a proliferação de animais transmissores de doenças e o surgimento de catadores de lixo, que muitas vezes moram no local e até mesmo se alimentam de restos de comida.

Quando o lixo é despejado no chão, sem qualquer critério e a céu aberto, torna-se uma série ameaça ao meio ambiente porque provoca alterações nas características do solo. Através do chorume, que é um líquido de cor preta, malcheiroso e de elevado grau poluidor, produzido pela decomposição de matéria orgânica contida no lixo, pode ocorrer poluição das mananciais subterrâneos de água e conseqüentemente das superfícies. Partículas de lixo também são lançadas para a atmosfera, produzindo efeitos danosos ao homem e ao meio ambiente. A poluição do ar causa doenças respiratórias e de pele, inclusive o câncer.

 O lixo acumulado propicia o surgimento de animais transmissores de doença porque oferece, ao mesmo tempo, disponibilidade de água, alimento e abrigo para eles. São seres que podem ser classificados em: macrovetores (ratos, baratas, moscas e animais de porte maior como cães, aves, suínos e eqüinos) e microvetores (vermes, bactérias e fungos)Estes vetores, ou seja, transmissores de doenças,são responsáveis pelo surgimento de epidemias intestinais, além de outras enfermidades lesivas e até mortais, como a cólera, o tifo, a leptospirose, a pólio, etc. 

[pic 2] [pic 3]

[pic 4]

 A sensibilização da sociedade para o consumo sustentável e redução na geração de lixos é um importante fator para a melhoria dos lixões.Criação de Usinas para geração de energia e reaproveitamento de materiais. Descarte de materiais em locais apropriados. O descarte inadequado além de poluir visualmente o ambiente pode causar grandes impactos ao meio ambiente como contaminação do solo e lençol freático. Também se tornam ambientes propícios ao desenvolvimento de mosquitos Aedes Aegypit e outras doenças. [pic 5]

[pic 6] [pic 7]

Além de poluir o solo, as águas e o ar, causa também a poluição visual, outros impactos ambientais produzidos pelo lixo são maus odores, entupimento das redes de drenagem, e desvalorização das áreas ao seu redor.

Em Buritis Minas Gerais, uma cidade com pouco mais de 23 mil habitantes não é diferente, o lixo é produzido diariamente é coletado por um caminhão e jogado em um local próximo a cidade.  

Em Buritis nem todo lixo segue para reciclagem, e infelizmente os lixos vão para os aterros ou lixões.

Nossa observação foi feita no lixão de nossa cidade, enquanto registrávamos e descrevíamos o lixão, havia pessoas ali que vivem da coleta do lixo, em meio à fumaça e o mau cheiro.

O lixo ali também é favorável ao aparecimento de agentes causadores e transmissores de doenças, é um problema preocupante porque é de saúde publica.

Sabemos que o lixo causa grande impacto no meio ambiente, alem do lixo ele também produz um liquido de cor escura e odor desagradável que pode contaminar as águas e o solo.

[pic 8]

Além de poluir o solo, as águas e o ar, causa também a poluição visual, outros impactos ambientais produzidos pelo lixo são maus odores, entupimento das redes de drenagem, e desvalorização das áreas ao seu redor.

Em Buritis Minas Gerais, uma cidade com pouco mais de 23 mil habitantes não é diferente, o lixo é produzido diariamente é coletado por um caminhão e jogado em um local próximo a cidade.  

Em Buritis nem todo lixo segue para reciclagem, e infelizmente os lixos vão para os aterros ou lixões. E esta enorme quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários acumula-se com rapidez, enquanto os incineradores também geram poluição atmosférica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (718.5 Kb)   docx (861.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com