O Gênero Propaganda
Por: joaoromario • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO LETRAS E ARTES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA – PORTUGUÊS I
Trabalho referente ao gênero propaganda
Rio Branco, dezembro
2015
1. Quais as características do gênero?
R: A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Esse gênero tem como principal característica a persuasão, que é levar o público a acreditar em algo ou a consumir algo.
2. A que tipo textual ele pertence?
R: Gênero propaganda é um tipo de texto argumentativo pois ele constrói novos conceitos a partir do próprio desenvolvimento discursivo, o falante se manifesta e confronta a sua opinião com a dos outros, por vezes introduz diferentes vozes de diferentes maneiras, propõe-se persuadir o interlocutor, conseguir adesão.
3. Qual é a linguagem?
R: A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
4. Qual é a forma?
R: Ela pode ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc. Não se define de uma única forma, pois ela é como um camaleão: muda de acordo com o cenário em que se encontra.
5. Qual o tema?
R: Devido ao vasto campo que abrange, ela pode ter qualquer tipo de tema. Um bom marqueteiro vende qualquer coisa. Para a realização deste trabalho foi escolhido o tema: saúde.
6. Onde este tipo de texto circula?
R: A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Este gênero circula em vários meios: jornal, revista, rádio, televisão e outdoor são os principais.
Exemplo:
[pic 1]
Fonte: http://www.fatorpublicidade.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/01/doril.jpg
...