TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Genero Comédia

Por:   •  22/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode estar presente em um espetáculo, história, ou até mesmo em um filme, que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir. Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cómico está baseado no facto de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais.

1. Contexto histórico literário e social

Plauto, o mais popular dos autores de comédias dominou a cena romana e coroou-se como o comediógrafo mas querido pelo povo, pois suas obras eram destinadas a todo tipo social, pois sua principal missão era divertir ao povo romano que durante esse tempo passava por uma crise política e social.

Embora nunca atinjo nada parecido à excelência de seus predecessores gregos lucro refletir em suas obras ao verdadeiro povo romano. Plauto cultivo a Palliata que são as primeiras comédias latinas inspiradas na origem Helénico.

Tito Plauto é o primeiro poeta romano que se especializa em um só gero literário, a comédia latina, e eram baseadas em sua talante jovial e inclinadas ao riso fácil sem segundas intenções. Neste sentido Plauto é uma personalidade excecional na literatura latina e universal, suas obras cheias de grande alegria de viver e do espírito zombador de autor ainda são representadas e causam os mesmos risos que faz dois mil anos atrás.

2. Biografia

Titus Maccius Plautus (Sársina, Umbría 254- Roma 184 a.c.) comediógrafo de origem romano de extração humilde que, no contexto da República, viveu acontecimentos muito importantes para a História de Roma da que conheceu a cara de conquistas e vitórias e não os problemas que se fazem mais patentes quando surgem com o vindouro Império. Os acontecimentos principais que vive são: entre o 256 e 241 a.c. a 1ª Guerra Púnica; entre o 219 e o 202 a.c. conhece a 2ª Guerra Púnica que acaba definitivamente com o Império Cartaginês; e entre o ano 202 e o 197 a.c. vive a vitória sobre a falange macedónica nas Guerras Macedónicas que serão o preludio da futura incorporação grega a Roma.

Segundo a lenda, transladou-se a Roma quando era jovem e começou a fazer fortuna trabalhando entre estruturas e, devido a complicações econômicas, começa a se ganhar a vida escrevendo comédia, além de trabalhar como molinero.

Plauto, junto de Nevio, deveu de tender a uma orientação democrática que se opunha àoligarquía, da que Ennio era porta-voz.

Foi um maestro da expressão linguística que, não se limita a copiar para os gregos e sua nova comédia grega, se abre à improvisación cômica e ao reflexo dos costumes romanos.

3. Caraterísticas do gero literário que destaca

Em suas comédias domina a intriga e o enredo. Suas personagens respondem a tipos de uma obra a outra não se distinguem com clareza. Assim encontramos em todo seu teatro a escravos intrigantes e ingeniosos, jovens apaixonados ou reflexivos, donzelas honestas ou sem-vergonhas, o pai despreciable, tiránicos, avaros e, em várias obras, se distinguem tipos como o soldado fanfarrón, as parteiras autoritárias e cortesanas ansiosas de dinheiro. Se a isto lhe somamos a boa manipulação que faz do latim vulgar introduzindo costumes e ditos romanos, temos que uma série de tipos marginales que ironizam a uma série de personagens admirados da sociedade romana, que utiliza desta maneira para criticar, a seu modo, os costumes e instituições de Roma.

De modo geral todos os recursos cômicos buscam também a diversão e o espetáculo. Vê-se uma grande mobilidade no palco. A tramoya e o vestuário são às vezes espetaculares. As personagens rompem a ilusão cênica e falam com o público. O diálogo é vivo, cheio de coloquialismos, com injurias, duplo sentido (geralmenteobsceno). As palavras transbordam-se na cena, acumulam-se, inventam-se, parodiam outras linguagens. Abundam os chistes e os imbróglios graciosos.

4. Obras mais representativas

Entre suas principais obras destacam-se as seguintes:

A Asinaria: Esta comédia tem por tema alegre-as peripecias do idoso Demetrio, marido obtuso, quem, dominado por uma esposa altiva, trata de sustraerle as vinte moedas que lhe reportou a venda de uns asnos, pois ele deseja obsequiar a seu filho, cujas calaveradas alenta.

O Mercader: Um jovem comprou, em sua viagem, uma formosa escrava. Deseja levar a sua mãe, como servente. Mas ao pai do jovem parece-lhe a escrava muito de seu gosto.

A Escota: É esta talvez a obra mestre de Plauto. Um pescador retira das águas uma valija que contém brinquedos da filha de seu amo, vítima de um rapto. Devolvida pelas águas após um naufrágio, esta menina chega a ser, sem sabê-lo, cliente de seu pai.

O Anfitrião: Nesta obra inspiraram-se Moliere e Giradoux. Júpiter, para seduzir a Alcmena, esposa de Anfitrião, adota os rasgos deste último.

Os Menecmos: Imitada por Shakespeare em sua Comédia dos Erros. Dois gêmeos que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com