O Gesticular ao Telefone
Por: bbbbbbbbb • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 265 Visualizações
Gesturing on the telephone: Independent
effects of dialogue and visibility
- Foi um artigo retirado do jornal “Memory and Language “
Que consistiu na analise de uma experiencia feita na universidade de vitoria pelo departamento de psicologia para perceber o uso de gestos tendo em conta a visibilidade e a presença de um dialogo e os seus efeitos no uso de gestos caso exista.
- Esta experiencia consistiu na candidatura online de alunos de psicologia de primeiro ano em troca de um bónus de 0.5 na sua nota do curso sendo que sabiam que estavam a ser gravados. Foi dividido em três tarefas na conversa cara a cara, a conversa pelo telefone e o monologo com o gravador . Iremos demonstrar em que consistiu estas 3 tarefas.
- Conversa cara a cara: os participantes receberam instruções para três tarefas que lhe foram atribuídas. Primeiro, que tivessem uma conversa banal com o outro individuo com os temas que lhe fossem mais apropriados ( hobbies, interesses académicos etc…).Seguidamente que um dos dois indivíduos o interlocutor caracteriza-se duas imagens diferentes para o recetor , a primeira era uma foto do vestido do seculo 18 em que partir da caracterização do interlocutor da imagem, com um dialogo livre sem constrangimentos sendo que não existi o limite de tempo para esta tarefa, pode-se o recetor identificar seguidamente dos 4 vestidos apresentados pelo experimentador o vestido retratado anteriormente sendo que interlocutor não sabia dessas 4 opções. Na a segunda imagem o processo foi mesmo só mudou a imagem que é um labirinto geométrico.
- Conversa pelo telefone: os procedimentos, as tarefas e as instruções são as mesmas que o dialogo cara a cara a única diferença é diferença e que o interlocutor e o recetor estão em diferentes lugares e só tramitem a informação pelo telefone
- Gravador: os participantes estão sós e fala para o gravador através do microfone falando sobre si (hobbies, interesses académicos etc…) como nas experiencias anteriores. Depois os experimentadores pediram o participante para descrever com o máximo de pormenores o vestido e de seguida o labirinto geométrico. Apesar de não haver um dialogo nesta terceira condição esta a audiência está implica no sentido em que os oradores sabia que estavam a ser gravados por terceiros.
Raking
Durante esta experiencia foi analisado o rate dos gestos ou seja a avaliação dos gestos que esta implícito neste quadro
(#quadro do rating)
Conclusão/Resultados
Os resultados confirmaram duas hipóteses. Primeiro, o diálogo teve um efeito significativo em relação ao numero de gestos do falante (taxa), um efeito que era independente e além do efeito da visibilidade. Os oradores gesticularam em uma taxa significativamente maior em um diálogo telefônico do que em um monólogo para um gravador, confirmando que a visibilidade não é a única variável que opera nas conversas telefônicas. Em segundo lugar, a forma dos gestos e sua relação com as palavras mostraram um padrão diferente da sua taxa. Esses recursos mudaram apenas em função da visibilidade (e não do diálogo), e as mudanças foram consistentes com o uso de gestos por parte dos oradores para os recetores como um recurso comunicativo.
...