O Jogo de Geometria
Por: BlackwaterRider • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
Claretiano Centro Universitário
Licenciatura em Matemática - EAD
Fundamentos e Métodos do Ensino de Geometria
2019
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO CICLO 3
PROJETO DE PRÁTICA
PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
Introdução.
Procuramos elaborar um jogo de tabuleiro de curta duração, de modo que possa ser utilizado em sala de aula para grupos de dois a quatro alunos, com perguntas simples e complexas sobre figuras geométricas planas e espaciais. O conhecimento prévio da geometria plana e espacial é essencial para o bom andamento do jogo, tanto que é destinado aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.
Nome do Jogo: DESAFIO GEOMÉTRICO
Partes integrantes do jogo:
01 tabuleiro;
[pic 1]
12 cartas verdes com perguntas sobre geometria plana;
[pic 2]
[pic 3]
12 cartas amarelas, com perguntas sobre geometria espacial;
[pic 4]
[pic 5]
04 peões;
01 dado;
Regras do Jogo:
Os jogadores se colocam ao redor do tabuleiro e cada um dos participantes joga o dado uma vez; aquele que tirar o número maus alto inicia a partida. A partir do primeiro jogador, a sequência de jogadores segue o sentido horário. As cartas verdes e amarelas são colocadas próximas ao tabuleiro em montes diferentes cada um contendo sua cor específica.
Todos os peões devem ser colocados inicialmente na casa INÍCIO.
O primeiro jogador joga os dados e movimenta seu peão de acordo com o número tirado;
Caso ele caia um uma casa verde, o jogador seguinte tira uma carta verde do monte e mostra a pergunta da carta ao jogado da vez, tomando cuidado para não mostrar a resposta;
Caso o jogador caia em uma casa amarela, o jogador seguinte tira uma carta amarela do monte e mostra a pergunta da carta ao jogador da vez, tomando cuidado para não mostrar a resposta;
O jogador da vez tem 10 segundo para responder a pergunta. Caso ele acerte, deixa o peão no local e passa o dado ao jogador seguinte e repetem-se os passos;
Caso ele não acerte a pergunta ou não consiga responder a tempo, ele retrocede o seu peão o número de casas que ele andou nessa jogada e passa os dados ao jogador seguinte e repetem-se os passos;
Caso o jogador da vez cair em uma casa bônus azul ou penalidade vermelha, ele deve cumprir a tarefa descrita na casa.
O jogador que fizer seu peão chegar à casa FIM primeiro é o vencedor do jogo.
Elaboração do jogo
Imaginamos o jogo a partir da experiência de ajudar os filhos que se encontram atualmente no 9º ano do Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio e da tradição jogar jogos de tabuleiro que tenho desde pequeno e que continua na família. Utilizei figuras geométricas oriundas de imagens públicas na internet e confeccionei o tabuleiro e as cartar em um programa de edição de imagens em meu computador pessoal. O estilo do tabuleiro e das cartas são frutos do uso de um sem número de jogos de tabuleiro durante minha infância e vida adulta, levando em conta que eu queria que fosse algo curo e simples. As perguntas contidas nas cartas foram de minha criação ou de pesquisas aleatórias na internet. Os peões são feitos com rolha cortada para a base e lacre de latas de refrigerante e cerveja (1 prata, 1 verde, 1 vermelho e 1 dourado)
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