O MEIO AMBIENTE E O CONSUMO CONSCIENTE
Pesquisas Acadêmicas: O MEIO AMBIENTE E O CONSUMO CONSCIENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: girsa • 20/10/2013 • 9.482 Palavras (38 Páginas) • 581 Visualizações
RESUMO
Caracterizada pelo modelo de produção em série, adotado peIas indústrias, e as empresas, uma nova sociedade aparece: a sociedade de consumo. Esse termo designa a atual sociedade moderna, urbana e industrial, dedicada à produção e aquisição crescentes de bens de consumo cada vez mais diversificados. Nesta sociedade, o consumo é lei, e a única escolha que o indivíduo pode ter, é a de escolher dentre aquilo que é oferecido. A sociedade de consumo é um sistema que dita quem produz, para quem produz, como produz, e quem consome. Neste sistema, empresas detêm o poder de criar necessidades de uso de novos produtos, e o mecanismo mais eficiente que eles utilizam são as propagandas, que são fortes ferramentas na manipulação do consumo.
Palavras chaves: sociedade, consumo, produção.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
1.2 OBJETIVOS 9
1.2.1 Objetivo Geral 9
1.2.1 Objetivos Específicos 9
1.3 JUSTIFICATIVA 9
1.4 METODOLOGIA 10
CAPÍTULO I 11
CONSUMO CONSCIENTE 11
1. CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE 11
1.1 O CONSUMIDOR CONSCIENTE MUDANDO O MUNDO 13
1.2 CONSUMO: A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER LIMITES 15
1.3 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR NA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS 17
CAPÍTULO II 22
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO DA CONTEMPORANEIDADE 22
2. A SOCIEDADE E A QUESTÃO ECOLÓGICA 22
2.2 PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE 24
2.3 ÉTICA ECOLÓGICA 26
2.4 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM RELAÇAO AO MEIO AMBIENTE 27
2.5 GESTÃO AMBIENTAL – O NOVO PARADIGMA 29
2.6 EMPRESAS MODELOS NA ÁREA AMBIENTAL E SOCIAL 30
CONCLUSÃO 35
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 37
INTRODUÇÃO
É cada vez mais evidente que os atuais níveis de produção e consumo mundiais são insustentáveis. Se os mesmos forem mantidos, o ecossistema planetário não resiste a mais 200 anos. A degradação de nosso planeta aumenta dia-a-dia. Hoje já enfrentamos problemas ambientais globais, como a destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas e escassez de água. O modelo capitalista em que vivemos acentua as desigualdades e aponta para a sua falta de sustentação. Cerca de 20% da população mundial vivem nos países mais ricos, responsáveis por 80% da emissão de gases que causam o efeito estufa.
A reversão do atual quadro poderá elevar a estimativa de vida do nosso planeta para mais de cinco bilhões de anos. A escolha precisa ser feita com urgência: continuamos neste modelo de degradação e de acentuação das desigualdades ou partimos para a formação de um modelo sustentável que permitirá a existência das gerações futuras. O consumo consciente é uma ferramenta que pode ajudar a reverter estes quadros. Ele "pune" as empresas poluidoras, fazendo com que os seus produtos encalhem nas gôndolas dos mercados, e premia as empresas "ambientalmente limpas", que cumprem o seu papel ambiental e social.
Pelo mundo afora há alguns casos conhecidos em que o consumo consciente contribuiu para a preservação do meio ambiente. Um deles aconteceu com a Mitsubishi, que mantinha um projeto de extração marítima de sal no México. Em função dos impactos desta exploração sobre a flora e fauna, os consumidores organizaram um boicote aos produtos da empresa. O resultado foi que a Mitsubishi cessou a exploração.
O interesse em realizar esta pesquisa surgiu diante de todos os problemas apresentados; ressalta-se que a exploração indiscriminada dos recursos naturais, a poluição e o aumento da população, dentre outros, estão levando milhares de espécies à extinção. O efeito estufa, causado pela emissão de gases na atmosfera, e o esgotamento de mananciais de água e de reservas de metais e minerais, atingem níveis preocupantes. O consumo, elemento catalisador deste processo de degradação – aliás, jamais registrado na história do nosso planeta por iniciativa humana – e eixo central da produção, caso seja consciente, pode reverter estes quadros.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Analisar como está o consumo consciente no Brasil e como as empresas vêm reagindo às exigências de consumidores cada vez mais antenados à degradação ambiental.
1.2.1 Objetivos Específicos
Mostrar como se dá o consumo consciente no Brasil e quem é este consumidor;
Analisar como as empresas vêm procurando adaptar-se às suas exigências que, muitas vezes, vão além das imposições da legislação.
1.3 JUSTIFICATIVA
Lembrando que o consumo consciente é um conceito novo em nosso país. Buscar-se-á as raízes históricas de sua existência, mas o presente estudo será focado nos fatos contemporâneos, advindos com a expansão do uso da internet como veículo de comunicação de massa, conseqüentemente como propulsora de informações em tempo real sobre atos que degradam o meio ambiente e as respostas quase imediatas que recebem, e o prejuízo que podem trazer às empresas.
Para estudar o consumo consciente no Brasil, mostraremos exemplos de empresas que vêm investindo em meio ambiente, produção limpa e responsabilidade social. As ações do Instituto Akatu e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) servirão de guia na escolha das empresas que se destacaram nos últimos tempos nas áreas ambiental e social. A pesquisa será focada nas empresas vencedoras de prêmios por sua ação ambiental. A Legislação
...