O MODELO DE OUTLINE DO ISRI
Por: S4a2n1996dra • 16/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
MODELO DE OUTLINE PARA TRABALHOS DE PESQUISA DOS ESTUDANTES
Dr. Iraê Baptista Lundin[1]
Maputo, 05 de Abril de 2004 (Revisto)
Observação Inicial
A grelha modelo para a elaboração do trabalho científico è apresentada considerando que a teoria constitui seu coração, do contrário trata-se de um trabalho de descrição de factos, eventos, etc. A importância da teoria no trabalho científico pretende-se com o facto dela dirigir o resultado final da pesquisa segundo o referencial estruturado por suas proposições.
Recorde que a teoria è definida como: Um conjunto de proposições sobre alguns fenómenos que presumivelmente, podem ser testados empiricamente. Tais proposições são referidas como hipóteses que a teoria confirma num campo empírico geral ou específico.
Num plano mais geral, teorias são: “ Ligações de generalizações de baixa ordem ou proposições que são transformadas em uma rede de proposições que vão tornar possível a previsão e explicação de fenómenos dentro de um campo dado. Tais redes de proposições são assim, geralmente, chamadas teorias” (Pelto, 1970: 1-20).
Do ponto de vista operacional, “ teoria è uma criação livre da mente sugerida por observação empírica e requerendo apoio de evidências observáveis. Os termos da teoria não possuem significados fixos dos procedimentos experimentais, e ela deve ser frutuosa no que se propõe apesar da evidência para tal ser indirecta" (Nagel 1978: 86).
Procedimentos Para Elaboração do Outline
O Outline para a tese de licenciatura deve ser aprovado pelo tutor de método antes de ser entregue ao tutor do tema para o desenvolvimento do trabalho. Deve conter entre 4-5 páginas excluindo as referências bibliográficas, espaço de 1, e deve indicar tanto a estrutura como os passos a serem dados até o trabalho final.
O Outline deve conter as rubricas 1-10 apresentadas abaixo, com as devidas indicações de como as mesmas devem ser preenchidas.
ABREVIATURAS USADAS
Trata-se de uma lista das abreviaturas usadas no Outline.
- O TÍTULO DO TRABALHO
- No título do trabalho deve estar claro o problema a ser pesquisado.
- SUA DELIMITAÇÃO NO TEMPO E NO ESPAÇO
- A delimitação indica o horizonte geográfico e temporal que se prevê para o trabalho de pesquisa
- O CONTEXTO
- O contexto é uma breve leitura analítica da situação em que se insere o tema a ser pesquisado.
- O contexto deve conter também uma breve referência á pertinência do trabalho, como um valor acrescentado para a melhor percepção do tema.
- A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA
- A problematização é uma breve discussão sobre como o tema a ser pesquisado se insere no contexto acima, considerando o referencial teórico, os objectivos e as hipóteses de trabalho a serem elaboradas. A problematização é uma breve discussão questionava sobre o tema em que se apresenta a questão mais importante que vai gerar e gerir as outras.
- A METODOLOGIA DO TRABALHO
- A metodologia do trabalho é uma exposição dos passos a serem seguidos no desenvolvimento do trabalho, com a identificação dos métodos e técnicas a serem usadas para tal.
O⁄S OBJECTIVO/S DO ESTUDO
- Para os objectivos (em geral), quando trata-se de um trabalho de curta duração deve-se evitar tentar provar algo. Para estes casos deve centrar os objectivos do trabalho em: reflectir sobre, analisar, elucidar, contribuir para, conhecer melhor, etc.
- Considerando sempre na formulação dos objectivos para trabalhos intermediário de curso, o tempo disponível para o trabalho.
- Note que os objectivos gerais ou específicos, têm que ser congruentes entre si e apresentados num crescendo, do mais geral ao mais específico.
- Note que os objectivos têm que ser congruentes com as hipóteses e com o referencial teórico.
- No Outline do trabalho de pesquisa, os objectivos são sempre divididos em gerais e específicos.
- OBJECTIVO/S GERAL/IS
- Trata-se de uma guarda-chuva que cobre os objectivos específicos expostos abaixo, e outros objectivos que também poderiam ter sido tratados como específicos mais que não foram escolhidos para o desenvolvimento do tema em questão.
- OBJECTIVOS ESPECÌFICOS/S
- Trata-se do que se quer atingir especificamente, dentro do tema, assim como ele foi apresentado, delimitado e problematizado acima.
OBS: Não confundir os objectivos com os métodos a ser usado para atingir os mesmos, ou seja: Para analisar algo deve-se estudar, reflectir sobre, comparar, e melhor compreender o que se pretende analisar. Sendo assim, o objectivo a analisar implica estudar, reflectir sobre, comparar e melhor compreender.
- HIPÒTESES
- Note que as hipóteses são proposições e não questões, ou seja, elas afirmam algo que o trabalho vai analisar para sua validade ou não.
- Cada hipótese indica uma relação entre duas variáveis, uma independente outra dependente.
- No conjunto de hipóteses pode haver uma proposição que abrigue uma variável de controle.
- Note que as hipóteses têm que ser congruentes entre si e serem apresentadas num crescendo, da mais geral à mais específica.
- Note que as hipóteses e os objectivos têm que ser congruentes entre si e com o referencial teórico.
- QUESTÕES DE PESQUISA
- As questões de pesquisa emanam naturalmente, das hipóteses e são geradas pela problematização do tema.
- O REFERENCIAL TEÒRICO
- Note que o referencial teórico è o coração analítico do trabalho. Ele tem que ser congruente com os objectivos que o trabalho pretende atingir e ir de encontro às hipóteses esboçadas para a pesquisa.
- O referencial teórico deve indicar no Outline:
- As linhas gerais do contexto do surgimento e principalmente, do desenvolvimento da teoria, e o que ela representa para o tratamento analítico do tema em questão.
- Suas proposições.
- Os principais autores ligados ao seu desenvolvimento na vertente que pretende usar para o trabalho.
- Como o tema será lido à luz deste referencial teórico.
- RESULTADOS ESPERADOS
- Devem indicar o que o trabalho vai produzir como produto final.
- REFERÊNCIAS
- Deve conter uma listagem das obras consultadas até o momento, relevantes para o desenvolvimento do trabalho.
Referências:
Nagel, E. (1979) The Structure of Science. Heckett: New York.
Pelto, P. J. (1970) Antropological Research- The structure of enquire. Harper & Rwo Publishers: New York.
A GRELHA DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE TESE
A tese de licenciatura do ISRI deve conter entre 40-50 páginas no total, a contar da introdução até a conclusão. |
A tese de licenciatura deve conter as parte abaixo indicadas:
- CAPA
- REQUISITOS DA TESE
- DECLARAÇÃO DE AUTORIA
- AGRADECIMENTOS
- DEDICATÒRIA
- ÌNDICE DO TRABALHO
- ABREVIATRAS USADAS
- LISTA DAS TABELAS OU QUADROS, MAPAS OU GRÀFICOS, CAIXAS
ABSTRACTO
- Sublinhando os principais elementos que a tese trata, em 1-2 páginas.
INTRODUÇÃO
- A introdução è a parte introdutória de apresentação do trabalho, não è um capítulo. Ela compreende primeiramente, o contexto onde o tema se insere e a problematização do tema.
- Faz ainda parte da introdução, os objectivos, as hipóteses, a metodologia, o referencial teórico e a estrutura do trabalho, dispostos como indicados abaixo.
OBJECTIVOS – GERAIS E ESPECÌFICOS
- Os objectivos devem ser expostos claramente, dividindo-os em gerais e específicos quando for pertinente para o desenvolvimento do trabalho, e consoante sua hierarquia.
HIPÒTESES
- As hipóteses devem ser expostas de maneira clara, e consoante sua hierarquia.
METODOLOGIA
- A metodologia comporta a descrição dos passos dados durante o trabalho para atingir os resultados que atingiu, incluindo os métodos e as técnicas usadas.
REFERENCIAL TEÒRICO
O referencial teórico deve indicar no trabalho de tese:
...