O Manual de Serviço
Por: Marcelo Ferreira • 14/2/2024 • Abstract • 4.008 Palavras (17 Páginas) • 48 Visualizações
[pic 1]
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
ABRANGÊNCIA
OBJETIVOS
PRINCÍPIOS ÉTICOS
CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL
VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL
REGRAS E NORMAS DE CONDUTA DA EMPRESA
7.1 USO DE CELULAR DURANTE O HORARIO DE TRABALHO
7.2 É PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDENCIAS DA EMPRESA
7.3 OBRIGATORIEDADE DO USO DO EPI E UNIFORMES
7.4 EM QUAIS SITUAÇÕES O EPI DEVE SER USADO?
7.5 QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIAS DO DESCUMPRIMENTO OU DO NÃO USO DE EPI?
7.6 USO DE UNIFORMES
7.7 SOLICITAÇÃO DE UNIFORMES
UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
RELACIONAMENTO COM SUPERIORES E COLEGAS DE TRABALHO
NORMAS SOBRE FALTAS E ATRASOS
10.1 ASSIDUIDADE
10.2 PONTUALIDADE
10.3 MARCAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO
10.4 AUTORIZAÇÃO PARA SAÍDA DA EMPRESA
USO DAS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA
11.1 RECEPÇÃO
11.2 SANITÁRIOS
11.3 USO DOS ARMÁRIOS
11.4 ESPAÇO DE DESCANSO
11.5 REFEITÓRIO
11.6 LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO
REVISÃO
12.1 ANÁLISE CRITICA / APROVAÇÃO
[pic 2]
1 – INTRODUÇÃO
Para que uma empresa funcione de maneira eficiente, é importante que haja clareza e objetividade nas expectativas em relação aos seus colaboradores. Por este motivo, faz-se necessário uma atenção especial às regras e normas pelas quais os funcionários serão orientados dentro da empresa. Desta maneira, eles terão conhecimento da conduta que é esperada no ambiente de trabalho
O manual de conduta ética e empresarial da Empresa é o instrumento que explica os valores, princípios éticos e de conduta nas dependências da empresa; com o objetivo de orientar ações e nortear a postura que a empresa deseja de todos os colaboradores. Contribuindo para reduzir ambiguidades e interpretações pessoais em torno dos princípios e valores que devem ser respeitados por todos.
Nenhum colaborador pode alegar desconhecimento das diretrizes constantes do presente código em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento.
2 – ABRANGÊNCIA
O manual de conduta ética e empresarial da Empresa aplica-se a todos os colaboradores (trabalhadores, gerentes, diretores, prestadores de serviço, terceirizados, estagiários, aprendizes, fornecedores). Embasado nos princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, equidade e responsabilidade corporativa. A Empresa compreende que todos os seus gestores e empregados são responsáveis pela disseminação dos princípios e valores deste manual, que norteará a conduta da empresa.
3 – OBJETIVOS
Evidenciar os princípios e valores morais e éticos da empresa, bem como o padrão de conduta decorrente desses princípios e valores. Proteger o patrimônio intelectual e material da empresa. Preservar a imagem da empresa, firmando-se perante os seus públicos de relacionamento, com alto padrão de comportamentos éticos em todas as suas decisões e interações.
4 – PRINCIPIOS ÉTICOS
- Valorizar o bem comum das pessoas.
- Cumprir todas as leis e normas aplicáveis ao setor.
- Preservar a legalidade, honestidade, justiça, transparência, valorização, incentivo ao diálogo, veracidade das informações do MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL
- Evitar situações em que os interesses pessoais possam entrar em conflito com os interesses da empresa.
- Preservar a integridade profissional e pessoal do público interno.
- Tolerar as divergências, desde que respeitados os direitos individuais e coletivos.
- Preservar a imagem e o patrimônio material e intelectual da empresa.
- Fundamentar as decisões empresariais da EMPRESA pela ética e transparência, na busca por níveis crescentes de competividade, excelência e rentabilidade, considerando os interesses de todos os seus públicos de relacionamento e a preservação dos recursos ambientais.
- Preservar a segurança no trabalho e a segurança das instalações, equipamentos e sistemas.
- Promover a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e especialmente profissional dos colaboradores.
- Avaliar os colaboradores com base em critérios que privilegiem o desempenho técnico e comportamental.
- Repelir preconceitos e coibir práticas que discriminem pessoas por cor/raça, etnia, sexo, idade, origem regional, condição econômica, social, condição física ou mental, orientação política, religiosa ou sexual ou por qualquer outra condição.
- Reprovar e coibir práticas de qualquer natureza prejudiciais à saúde organizacional e das pessoas, provocadas por quem quer que seja, como o assédio moral e sexual, violência verbal, gestual ou física, intimidação, humilhação, desqualificação, constrangimento, ameaça, omissão e outras, atuando para a sua eliminação.
- Estimular a manifestação de ideias mantendo canais de comunicação abertos.
5 – CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL
A EMPRESA espera que todos os colaboradores respeitem e cumpram os termos contidos neste Código de Conduta e Ética, em todas as suas relações profissionais e com demais públicos
Os colaboradores tem o direito de submeter ao setor de RH perguntas, informações, reclamações ou suspeitas de infração a este manual ou às políticas da empresa, e de ajudar em investigações, quando convocados. Se o empregado não quiser se expor, poderá depositar sua manifestação por escrito na caixa para “dúvidas e sugestões”, localizada próxima do relógio ponto. A EMPRESA não acatará acusações ou informações sobre má conduta de qualquer pessoa, que não estejam fundamentadas em fatos e dados. As condutas consideradas, em princípio, não éticas, serão apuradas pelo setor de RH, o qual compilará o relatório final a respeito destas questões e a submeterá à apreciação da direção da empresa. Após aprovação das ações cabíveis pela direção da empresa, o relatório final será arquivado no setor de RH para posteriores consultas.
...