TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado, Os Preços E A Elaticidade

Artigo: O Mercado, Os Preços E A Elaticidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Quando acontece um deslocamento na curva de demanda?

Resposta: Mudanças na renda, nos preços dos bens substitutos e complementares e mudanças nos padrões de preferência provocarão deslocamentos da curva de demanda.

2. Quando ocorre movimento ao longo da curva de demanda?

Resposta: Alteração no preço de produtos leva a uma mudança ao longo da curva de demanda.

3. Como se podem classificar os bens em função da reação da demanda, dada uma variação na receita?

Resposta: são divididos em Bens normais, Bens inferiores e Bens Complementares ou substitutos, sendo que os bens normais ainda possuem mais duas subdivisões que são os Bens de luxo e Bens de primeira necessidade.

4. Qual a diferença entre Bens normais e Bens substitutos?

Resposta: Complementares ou Substitutos são os bens que quando se aumenta o preço de um deles ocorre uma diminuição na demanda do outro. Em geral são os bens econômicos que devem ser combinados para satisfazer uma necessidade. Já o Bem Normal é aquele cuja quantidade demandada aumenta quando aumenta a renda.

5. Definir elasticidade de demanda.

Resposta: é uma medida que indica a sensibilidade da procura face às alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes. A elasticidade da demanda permite ao empresário saber se, ao reduzir ou aumentar o preço de determinada porcentagem, a receita total aumentará, diminuirá ou permanecerá inalterada.

6. Como varia a receita total quando se reduz o preço de um bem cuja demanda é elástica? O que acontece se for inelástica?

Resposta: A diminuição do preço numa demanda elástica provoca um aumento mais que proporcional na quantidade demandada, o que faz com que a receita total aumente. Já na inelástica, ocorre o inverso, uma diminuição de preço provoca um aumento menos do que proporcional na quantidade demandada, o que faz com que a receita total diminua.

7. O que se entende por demanda perfeitamente elástica?

Resposta: É quando a quantidade demandada muda infinitamente com uma alteração no preço. Ou seja, os compradores não estão dispostos a pagar a mais que determinado preço, qualquer que seja a quantidade do bem.

8. Que forma tem a elasticidade de demanda?

Resposta: São quatro formas distintas, são elas: Elasticidade-preço, elasticidade-produto, elasticidade-relacionamento e elasticidade-rede da demanda.

9. Quando um individuo afirma: ”tenho que conseguir a qualquer preço”, que tipo de elasticidade da demanda esta implicitamente reconhecida?

Resposta: Esta citação faz alusão a uma demanda perfeitamente inelástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com