O Modelo Relatório Psicológico
Por: Valeska Gonçalves • 27/12/2023 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
RELATÓRIO PSICOLÓGICO
- IDENTIFICAÇÃO
Nome:
Sexo:
Data de nascimento:
Solicitante:
Autor (a):
N° de inscrição do CRP:
Finalidade: Avaliação Psicológica para a identificação de TDAH
- DESCRIÇÃO DA DEMANDA
A senhora ***** procurou atendimento psicológico na Unidade Básica de Saúde Santo Expedito para o filho o paciente *******, onde relatou que este apresenta agressividade, muita agitação, dificilmente se relacionar com os demais pares, batuca as mãos, tem preferências em brincar com carros, não obedece aos comandos a ele direcionado e apresenta dificuldade na fala.
- PROCEDIMENTOS
Primeiramente realizou-se a anamnese com a mãe do paciente para saber do histórico familiar da criança, como se deu o desenvolvimento e outras informações essenciais que surgem durante a entrevista, questionários, relatório, observação, musicoterapia, entrevista lúdicas, testes psicológicos, teste de inteligência e escalas para TDAH baseadas em critérios diagnóstico do DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
Foi utilizado o TDE II, que mapeia a aprendizagem para então aplicar estratégias promotoras de leitura e escrita de maneira mais efetiva.
No total, foram 10 encontros, de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, durante abril a novembro de 2023.
- ANÁLISE
No primeiro contato mostrou-se bastante interessado nos brinquedos com o que lhe esperava e explorou toda a sala. Nas sessões quando lhe foi destinados alguns comandos demonstrava pouca concentração e perdia rapidamente o foco e logo procura outra atividade. Ainda não sabe as cores e formas. só demonstrava interesse por coisas que não exigisse tanto esforço mental prolongado.
Na área pedagógica segundo o relatório recebido pela escola, Jim apresenta pouco interesse em participar das atividades, é agressivo com os colegas, evita contato com os colegas de classe.
Ao analisarmos a área cognitivo-comportamental, é possível perceber que Y. têm dificuldade na questão do raciocínio lógico, mostrando também um nível baixo no quesito memória visual. A atenção obtém um desempenho significativo apenas quando a atividade é rápida e dinâmica.
- CONCLUSÃO
Diante dos dados analisados durante o período de atendimento, é possível concluir que a criança possui dificuldades em relação a atividade que exijam esforço mental prolongado, logo perdendo o interesse.
Dependendo da dificuldade da tarefa, apresenta um nível de atenção baixo, o que pode ser relacionado com sintomas do déficit de atenção e Hiperatividade/Impulsividade, TDAH.
Orienta-se um acompanhamento multidisciplinar e uma atenção especial ao seu desenvolvimento, continuando o acompanhamento psicológico e iniciando o acompanhamento psicopedagógico e fonoaudiólogo pra um bom desenvolvimento.
Também é orientado à escola adaptar o ensino da criança de forma dinâmica, que estimulem a curiosidade e atenção dela.
Importante ressaltar que é essencial que se estabeleça uma rotina familiar de apoio ao estudo, assim como um maior suporte afetivo para a criança.
23 de novembro de 2023.
...