O Movimento Harmônico Simples e Movimento Harmônico Forçado
Por: Negraju • 30/11/2017 • Tese • 825 Palavras (4 Páginas) • 420 Visualizações
Trabalho Física II
Tema : Movimento Harmônico Simples (MHS) e Movimento Harmônico Forçado (MHF) .
Universidade Cândido Mendes
Enhenharia Civil
Juliana Cypriano e Vinicíus Rodrigues
O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opostas ao deslocamento. Um dos comportamentos oscilatórios mais simples de se estender, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações . Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke(F = - kX).
Movimento periódico e oscilatório : No estudo dos movimentos oscilatórios estão fundamentados alguns dos maiores avanços para a ciência, como a primeira medição com precisão da aceleração da gravidade, a comprovação científica da rotação da Terra, além de inúmeros benefícios tecnológicos, como a invenção dos primeiros relógios mecânicos. Um movimento periódico é caracterizado quando a posição, velocidade e aceleração de um corpo móvel se repetem em intervalos de tempo iguais, como por exemplo, o movimento do ponteiros dos relógios, de um ponto qualquer demarcado em um aro de uma bicicleta que anda com velocidade constante ou até o movimento realizado pelos planetas em torno do Sol.
Período do movimento – T = At/ n ( T = tempo / AT = intervalo tempo / n = número de ciclos )
Frequência do movimento – f = n/AT ( f = frequência / AT = intervalo tempo , n = número de ciclos )
Equivalência entre frequência e período – T = 1/f f = 1/T ( T= tempo , f = frequência )
Oscilador massa-molar : Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força. Este sistema é fisicamente impossível já que uma mola, por mais leve que seja, jamais será considerada um corpo sem massa e após determinada deformação perderá sua elasticidade. Enquanto um corpo de qualquer substância conhecida, quando sofre a aplicação de uma força, é deformado, mesmo que seja de medidas desprezíveis.Mesmo assim, para as condições que desejamos calcular, este é um sistema muito eficiente. E sob determinadas condições, é possível obtermos, com muita proximidade, um oscilador massa-mola.Assim podemos descrever dois sistemas massa-mola básicos são eles
Força : F = -Kx ( F= força , K = constante elástica da mola , x = elongação )
Período : 2II RAIZ m/k ( T = tempo , m = massa , k= constante elástica da mola )
O movimento Harmônico forçado é quando um sistema é submetido a uma série de impulsos periódicos , ou seja , quando sobre o sistema atua uma força diretriz de variação senoidal .Oscilações forçadas , é quando um sistema é submetido a uma série de impulsos periódicos , ou seja quando sobre um sistema atua uma força diretriz de variação senoidal com tempo .
...