TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OLEO DIESEL

Por:   •  26/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O óleo diesel é um combustível líquido derivado de petróleo, utilizado em motores ciclo Diesel (de combustão interna e ignição por compressão), composto majoritariamente por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos, podendo conter, em menor proporção, nitrogênio, enxofre e oxigênio. É formulado através da mistura de diversas correntes como gasóleos, nafta pesada, diesel leve e diesel pesado, provenientes das diversas etapas de processamento do petróleo bruto.

O óleo diesel, de forma geral, tem grandes aplicações nos setores rodoviário (quando utilizado em carros, ônibus, furgões e caminhões) e industrial (quando utilizado em geradores elétricos ou para manter o aquecimento em caldeiras). Vale ressaltar que pequenas embarcações também fazem uso desse combustível.

No Brasil, a utilização do óleo diesel está bastante direcionada para o transporte de cargas, principalmente nos motores de caminhões, pois grande parte da distribuição de produtos pelo país é feita por rodovias.

Por ser um derivado direto do petróleo, a obtenção do óleo diesel ocorre pelo método de separação de misturas homogêneas denominado destilação fracionada (utilizado quando a mistura apresenta mais de um líquido, como o caso do petróleo).

A destilação fracionada, ou refino do petróleo, baseia-se na diferença do ponto de ebulição entre os componentes da mistura. No caso do óleo diesel, sua separação ocorre quando a temperatura atinge valores entre 220ºC e 380ºC. Os outros componentes do petróleo são separados em outras faixas de ebulição.

No óleo diesel, há a presença de enxofre, o qual, durante a combustão, forma os gases tóxicos dióxido de enxofre e trióxido de enxofre. Esses gases são eliminados na atmosfera e contribuem para o aumento da poluição do ar e para a formação da chuva ácida.

Se o gás trióxido de enxofre formado reagir com a água no veículo, ocorrerá a formação de ácido sulfúrico, o que causará a corrosão de peças metálicas, principalmente no motor.

Como o óleo diesel é um derivado direto do petróleo, sua fonte é finita, já que as reservas de petróleo estão diminuindo cada vez mais.

Perigos da carga e do transporte

O transporte de qualquer tipo de combustível ou material inflamável deve ser feito de maneira muito profissional, pois, possíveis falhas podem ser responsáveis por acidentes graves.

Quando o assunto é transporte de óleo diesel, um dos pontos mais importantes é como o combustível estará armazenado no transporte.

A legislação é bastante rigorosa com o transporte de combustíveis, sendo que a realização dessa atividade em veículos e embalagens irregulares pode ser considerado, além de infração de trânsito, um crime ambiental.

O veículo de transporte deve ser específico para carregar esse tipo de substâncias. Não se pode utilizar qualquer caminhão, muito menos um veículo que não seja específico para transportes de produtos perigosos, como um carro de passeio. 

Os requisitos considerados necessários para um caminhão-tanque transportar óleo diesel estão contidos no decreto nº 96.044 de 15/05/1998 e na Portaria 59/93 do INMETRO. Os caminhões-tanque destinados ao transporte de óleo diesel devem atender aos seguintes requisitos:

  • Terem ponto baixo para acumulação de água e impurezas e serem dotados de dreno;
  • Serem estanques em relação à penetração de água e outros contaminantes;
  • Terem sido selecionados e programados, tendo passado por inspeção e limpeza interna prévia ao carregamento;  Terem comprovada a qualidade do óleo diesel antes do carregamento;
  • Disporem de procedimentos para garantir a inviolabilidade da carga;
  • Disporem de documentação relativa à qualidade do produto;
  • Estarem limpos e isentos de resíduos de detergentes e água.
  • O veículo deve estar com os produtos transportados corretamente identificado pelas placas de Rótulo de Risco e Painel de segurança;
  • Além disso, o veículo deve apresentar ótimo estado de conservação, com todos os seus dispositivos em perfeito funcionamento, como faróis, lanternas, limpadores de para-brisas, freios, entre outros.  

O óleo diesel pertence á categoria de “líquidos inflamáveis”. Como o nome já sugere, isso quer dizer que esse produto, assim como a gasolina e os outros combustíveis, possuem a propriedade de entrar em combustão em certas circunstâncias. Seu gás também é explosivo, o que demanda cuidados com fontes de faíscas, como energia eletroestática.

Outro risco é que essa substância é tóxica ao meio ambiente. Por isso, todo o transporte e manuseio do óleo diesel deve ser feito de forma segura, em tanques com boas condições, para que não haja vazamentos.

Medidas de controle para derramamento ou vazamento

Precauções pessoais:

  • Remoção de fonte de ignição: Remova todas as fontes de ignição. Impeça fagulhas ou chamas. Não fume.
  • Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Não toque nos recipientes danificados ou no material derramado sem o uso de vestimentas adequadas. Evite inalação, contato com os olhos e com a pele. Utilize equipamento de proteção individual.

Precauções ao meio ambiente: Evite que o produto derramado atinja cursos d’água e rede de esgotos. Utilize spray d’água para reduzir a concentração de fumos no ar. Utilize sistema de ar forçado para manter as concentrações de gás abaixo da explosiva

Métodos para limpeza:

  • Procedimentos a serem adotados: Colete o produto derramado e coloque em recipientes próprios. Adsorva o produto remanescente, com areia seca, terra, vermiculite, ou qualquer outro material inerte. Coloque o material adsorvido em recipientes apropriados e remova-os para local seguro.
  • Prevenção de perigos secundários: Não descarte diretamente ao meio ambiente ou na rede de esgoto. A água de diluição proveniente do combate ao fogo pode causar poluição.

 

Ficha de Informação de Produto Químico

IDENTIFICAÇÃO

Número ONU

Nome do produto

Rótulo de risco

1202

ÓLEO DIESEL

[pic 1]

Número de risco
 30

Classe / Subclasse
 3

Sinônimos
 ÓLEO COMBUSTÍVEL 1 - D ; ÓLEO COMBUSTÍVEL 2 - D

Aparência
 LÍQUIDO OLEOSO ; MARROM AMARELADO ; ODOR DE ÓLEO COMBUSTÍVEL OU LUBRIFICANTE ; FLUTUA NA ÁGUA

Fórmula molecular
 NÃO PERTINENTE

Família química
 HIDROCARBONETO (MISTURA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (839.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com