TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO CONSULTOR EDUCACIONAL ATRAVÉS DA FLUTUAÇÃO

Seminário: O PAPEL DO CONSULTOR EDUCACIONAL ATRAVÉS DA FLUTUAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL MEDIANTE O BULLYING

A palavra Bullying é um termo inglês que se refere ao verbo “ameaçar, intimidar”.É uma situação caracterizada de atos agressivos, verbais ou físicos, de maneira repetitiva feito contra alguém e praticada por um ou mais indivíduos, causando danos físicos ou psicológicos na vítima.

O Bullying é um problema mundial, pode ocorrer em qualquer ambiente seja na casa, igreja, faculdade, na rua e até mesmo na escola, onde há mais casos constatados.

Falando especificamente no ambiente escolar, na maioria dos casos, as agressões é psicológica, faz-se uso negativo de apelidos e expressões, com a intenção de humilhar os colegar.

Os alunos agredidos pelo Bullying apresentam diversos sintomas como, distúrbio de sono, transtornos alimentares, depressão, baixo rendimento escolar entre outros.

Para combater o Bullying é preciso que a orientação educacional trabalhe em conjunto com o pedagógico e com a família.

O profissional de orientador educacional é muito importante nesse caso, onde seu trabalho é atuar junto aos educandos ajudando os alunos a ter consciência de seus atos e valores, incertezas e dificuldades, entre outras funções muito importante na formação e atendimento ao aluno.

Ao notar-se um aluno que sofre com o Bullying o orientador educacional tem a tarefa de minimizar os conflitos e fortalecer a auto estima juvenil, no sentido de vencer temores e decepções, fazer do aluno uma pessoa segura e satisfeita consigo mesma e com o seu grupo.

Para ajudar a combater o bullying na escola o orientador educacional deve desenvolver projetos que visem a mudança de paradigmas, trabalhar no sentido de formar, informar, valorizar os atos de respeito ao próximo, a elevação da auto-estima e do amor. É preciso fortalecer as relações e os vínculos de afeto na escola e família, mesmo que uma delas não sejam a que idealizamos.

A luta contra o Bullying não é fácil, é um grande desafio, e para isso precisa-se de esforços para possibilitar a diminuição ou até mesmo o fim desse mal que destrói as escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com