TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DE MODA SEM GÊNERO

Por:   •  6/3/2020  •  Monografia  •  10.219 Palavras (41 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 41

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DE MODA SEM GÊNERO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Larissa Thaís Leite Teixeira

Manaus

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO DE MODA SEM GÊNERO

Larissa Thaís Leite Teixeira

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Design de Moda.

Manaus

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

Larissa Thaís Leite Teixeira

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA como parte dos requisitos para conclusão do curso.

APROVADO em: ______/______/______

NOTA: ________________

Avaliado por

Professor Itamar Nunes Costa, M.Sc.

DEDICATÓRIA

Aos meus pais, meus avós e meu irmão Luis Gabriel Leite por acreditarem e não medirem esforços no incentivo à busca de minhas metas e sonhos.

AGRADECIMENTOS

À Deus primeiramente, pela vida e saúde, pelas grandes oportunidades e realizações, pelo discernimento em reconhecê-las e aproveitá-las. Por fortalecer-me nos piores momentos e proporcionar os bons.

Aos meus pais, Rosana Leite e Lúcio Teixeira, e meus avós Geralda Leite e Raimundo Leite, e meu irmão Luís Gabriel Leite, pelo amor incondicional, pelo exemplo de vida, pela paciência, pelo apoio moral e financeiro, por incentivos às vitórias, acalento nos momentos de fraqueza e compreensão nos momentos de estudos.

Ao meu Orientador Professor Mestre Itamar Nunes Costa pelos conhecimentos empregados e pelas longas horas de orientação e paciência no desenvolvimento deste trabalho.

Aos professores do Curso de Design de Moda, pelos esforços realizados nas disciplinas que foram essenciais na busca de novos conhecimentos durante os dois anos de estudos no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA.

Ao Professor Esp. Washington Filho que acompanhou as evoluções dos alunos durante os dois anos de curso, reconheço-lhe a imensa dedicação, contribuição e paciência inesgotável como professor e amigo.

Às amigas da faculdade, Estefânia Fernandes, Bárbara Maia, Giovanna Chiarion e Tatiana Mirelly, por compartilharem o mesmo sonho e também a concretização do mesmo.

Aos colegas do curso, pela convivência e amizade nesses dois anos turbulentos.

Aos amigos e familiares que como “telespectadores” assistiram, torceram e aplaudiram de pé essas e outras vitórias.

RESUMO

O objetivo deste trabalho busca discussão sobre gênero, que ainda é bastante polêmico e sempre traz uma dose de preconceitos mesmo nos dias atuais. Quando este assunto emerge no campo da moda, na qual as tendências ditam a predisposição de ações de um determinado grupo, estas questões que envolvem gênero se tornam ainda mais instigantes. Neste artigo a definição “tradicional” de gênero é como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino.

A tendência de uma moda “sem gênero” revela o modo como o indivíduo se identifica na sociedade, mostrando que este conceito não está relacionado com os fatores biológicos, mas sim com a sua identificação com determinado gênero (masculino, feminino ou ambos). O uso de roupas sem gênero não tem nada que ver com a orientação sexual. É uma forma de expressão, desprendimento, autoconhecimento e, principalmente, liberdade.

Para fazer um percurso, procurou-se um breve resgate histórico da moda, buscando entender como ela se encontra em estreita relação com os acontecimentos, o espaço, o tempo e o contexto. Buscou-se também estudar o design de moda como produto que reflete a sociedade, o qual, assim como a moda, acompanha o desenvolvimento do homem. Além disso, foi abordado o estudo da sociedade contemporânea a fim de uma melhor compreensão acerca de como se desenvolve a identidade nos dias de hoje. Em seguida, foi pesquisado o movimento vanguardista de moda sem gênero e suas especificidades, visando a melhor criação e conceituação da questão do planejamento de coleção.

Palavras-chave: Moda. Cultura. Identidade. Planejamento de Coleção. Moda sem gênero.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Cerimônia do “abrir a boca”, do Livro dos Mortos. 12

Figura 2 – Cena do filme Maria Antonieta. 12

Figura 3 – 1990 e a Globalização da Sociedade. 14

Figura 4 – Coleção Sportswear Forever 21 Verão 2015. 16

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.3 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com