O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS
Por: schunk7 • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.547 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
AVIES - ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA LTDA
FACULDADE VITORIANA DE TECNOLOGIA – FVT
FABIO SOUZA
RESENHA CRÍTICA
Grau de Maturidade Logística e Desempenho Logístico: uma Análise de Empresas dos Segmentos Têxtil e Vestuário
VITÓRIA
2019
FABIO SOUZA
RESENHA CRÍTICA
Grau de Maturidade Logística e Desempenho Logístico: uma Análise de Empresas dos Segmentos Têxtil e Vestuário
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Logística da Faculdade Vitoriana de Tecnologia – FVT, da AVIES Ensino Superior de Vitória Ltda, como requisito para aprovação da disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM.
Orientador: Prof. MSc. Mário Sérgio Bento
VITÓRIA
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3 RESULTADOS 7
4 CONCLUSÃO 9
5 RESENHA CRÍTICA 10
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
As empresas estão em constante aprimoramento, devido ao atual mercado que se apresenta muito acirrado, com concorrentes de potência mundial, e segundo (COOPER ET AL, “ Diante deste cenário, uma gestão eficaz dos processos logísticos tem obtido importância cada vez maior para o desempenho das empresas”
A logística vem sendo evoluída e vem ganhando destaque por ser uma ferramenta de suma importância, e sendo bem utilizada pode trazer resultados importantes, (ZHANG; VONDEREMBSE, 2005), complementa que “ As organizações que possuem uma estrutura logística adequada, são capazes de responder rápida e eficientemente às necessidades dos clientes, tanto em termos de apoio ao processo comercial, como em relação à qualidade dos serviços prestados “.
O Setor Têxtil e de Vestuário possui grande relevância para a economia nacional, e segundo a Abit, em 2017 faturou cerca de US$ 51,58 bilhões em 2017 sendo a 2ª maior empregadora da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos).
O artigo teve como objetivo geral mostrar que analisando o grau de maturidade logística as empresas tornam se aptas a reconhecer o patamar de logística que se encontra sendo capaz de aprimorar a potencialização de desempenho logístico.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para CHOW ET AL., 1994, A existência de uma relação entre um determinado curso de ação e o desempenho logístico é um dos conceitos que mais impulsionam as pesquisas sobre a atividade logística. E encontrar a forma correta e ideal de medição do desempenho é o passo mais importante e decisivo para o sucesso na avaliação de qualquer sistema. (Beamon 1999)
Modelos de maturidade surgiram com o objetivo de mensurar o estágio de desenvolvimento da gestão logística nas empresas (SOUZA,2011). Ao conhecer a maturidade logística de uma empresa, é possível comparar as suas fraquezas e forças com as suas necessidades empresariais (FOLLMAN,2012)
Um modelo de maturidade visa colaborar neste processo de comparação da maturidade das operações de uma empresa em relação a estas melhores práticas (NETLAND, ET AL,2007).
Uma estratégia planejada de medição é um pré requisito para o sucesso do planejamento, realização e controle das diferentes atividades que formam a função logística, segundo ( ANDERSON ET AL, 1989). E para FOLLMANN,2012, ao conhecer a maturidade logística de uma empresa, é possível comparar suas fraquezas e forças com as suas necessidades empresariais.
Um modelo de maturidade visa colaborar neste processo de comparação da maturidade das operações de uma empresa em relação a estas melhores praticas ( NETLAND, ET AL, 2007)
Ladeira et al. (2010), realizaram um estudo exploratório a respeito dos modelos de maturidade de processos e concluíram que os mesmos possuem diversas similaridades dentre as quais, a eficiência dos sistemas de mensuração de desempenho dos processos, a busca pela redução de custos, o desenvolvimento de parcerias estratégicas, o compartilhamento de informações ao longo da cadeia, e a busca da satisfação dos clientes por meio da agregação de valor aos produtos e serviços. Além disso, possibilitam o mapeamento dos processos através do acesso a uma série de sistemas de medições.
.
RESULTADOS
Quanto ao objetivo o estudo consiste em uma pesquisa descritiva, com a aplicação de questionários com perguntas fechadas. De acordo com Hair, Jr. et al (2005, p. 85) pesquisa descritiva “[...] tem seus planos estruturados e especificamente criados para medir as características descritas em uma questão de pesquisa.
Quanto à abordagem e a natureza dos dados a pesquisa é considerada quantitativa, pois se busca determinar o grau de maturidade logística através da aplicação de um questionário desenvolvido para o modelo em questão no qual a análise será baseada em dados numéricos.
O questionário é composto inicialmente por um grupo de perguntas que buscam identificar características básicas das empresas como o ramo de atuação, atividades de compra e venda, tamanho, e alcance de mercado. O questionário é composto por um grupo de perguntas organizados em dimensões e atributos, que buscam identificar praticas logísticas das empresas e seu atual estágio de desempenho, bem como de atuação.
Após a aplicação do instrumento de pesquisa foram totalizados os apontamentos feitos por estágio de maturidade de cada atributo e identificada a maturidade de cada dimensão, dos atributos e da logística como um todo através da utilização dos conceitos de Estágio de Maturidade (EM) e do Índice Potencial de Maturidade (IPM).
...